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Vendas de carros com menor aumento em três anos
As vendas de automóveis registaram o menor aumento dos últimos três anos. Num ano em que a Renault reforçou a liderança no mercado de veículos ligeiros. A grande "derrotada" foi a Volkswagen.
No acumulado de 2016, foram vendidos 247.343 carros em Portugal, mais 15,8% do que no ano anterior, revelou esta segunda-feira, 2 de Janeiro, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Apesar de se ter verificado um aumento de vendas, os dados revelam um abrandamento do sector, com o aumento de vendas a ser o mais baixo dos últimos três anos - período em que o sector recuperou da queda abrupta vivida devido à crise financeira que afectou o país.
Todos os segmentos registaram crescimentos, tendo o maior aumento sido verificado nos pesados de passageiros (37,4%) e o menor nos comerciais ligeiros (13%). O mercado de ligeiros registou um crescimento total de 15,7% para 242.219 viaturas. Já o mercado de pesados cresceu 19,4% para 5.124 unidades.
Por marcas, no acumulado do ano, a Renault vendeu 33.312 veículos ligeiros, o que corresponde a 13,75% do mercado. A marca francesa reforçou assim a liderança no mercado nacional, já que, em 2015, a quota de mercado da Renault era de 12,78%.
A segunda marca mais vendida foi a Peugeot, com uma quota de 10,52%. Em terceiro lugar surge a Volkswagen, tal como no ano passado, com uma quota de 7,9%, o que compara com os 9,01% registados há um ano.
No segmento de veículos pesados, é a Scania que lidera, sendo responsável por 18,5% do mercado, o que corresponde a um reforço de posição face à quota de mercado observada no final de 2015 (15,65%). Segue-se a Iveco (16,92%) e a MAN (13,8%).