Notícia
Turquia tenta captar fábrica de mil milhões da fabricante automóvel chinesa Chery
Ancara espera que o acordo para o investimento na fábrica com capacidade para produzir 200 mil veículos elétricos anualmente seja assinado em breve.
A Turquia espera que a fabricante automóvel chinesa Chery invista cerca de 925 milhões de euros numa fábrica de veículos elétricos, avança esta quarta-feira a Bloomberg citando fonte próxima do tema.
O Ministério turco da Indústria e Tecnologia está em conversações com a Chery para a instalação de uma fábrica perto da cidade portuária de Samsun, no Mar Negro, que terá uma capacidade de produzir 200 mil veículos por ano.
Ancara tem a ambição de se tornar um "hub" de produção automóvel e conta já com outra fabricante chinesa, a BYD, que anunciou que ira construir uma fábrica na Turquia, num investimento de aproximadamente 925 milhões de euros.
As construtoras automóveis do gigante asiático têm vindo a estudar a construção de fábricas na Europa por forma a evitar as tarifas que Bruxelas impôs aos veículos produzidos na China. Apesar de a Turquia não pertencer à União Europeia, o país tem um acordo comercial com o bloco europeu.
O Estado turco terá reservado um terreno com 1,5 milhões de metros quadrados para a fábrica da Chery e as negociações iniciaram-se no ano passado, revelou a mesma fonte à Bloomberg. A localização em Samsun permitiria a exportação dos veículos quer para a Europa como para a Ásia Central, acrescentou.