Notícia
Toyota prevê atingir vendas recorde em 2013
A Toyota prepara-se para reconquistar o título de maior fabricante automóvel do mundo, segundo as previsões que apontam para um aumento de vendas na ordem dos 22%, de acordo com a Bloomberg.
O fabricante do Toyota e do Camry estima que as vendas venham a ter uma expansão de 22% este ano, atingindo um recorde de 9,7 milhões de vendas, um novo máximo desde o ano 2000. A Toyota conta com um aumento de vendas nos Estados Unidos para combater a previsão de queda de 15% no Japão, onde os subsídios do governo para a compra de veículos eficientes pararam em Setembro.
Este aumento das vendas dever-se-á à maior procura dos veículos no estrangeiro, especialmente nas subsidiárias Hino Motors e Daihatsu, levando a que as vendas globais cresçam de 9,37 milhões de unidades, em 2007 (antes da crise), para 9,91 milhões, em 2013.
“Após os subsídios terem expirado em Setembro, as vendas de carros do Japão não tiveram uma queda tremenda, por isso a previsão de queda de 15% para o próximo ano é maior do que esperávamos”, disse Yoshiaki Kawano, um analista da IHS Automotive.
Em 2013, as vendas no mercado estrangeiro irão aumentar 8%, para 7,87 milhões, enquanto as vendas no Japão vão cair para 2,04 milhões, segundo afirmou a Toyota em declarações.
O fabricante do Prius começou a investir na Indonésia no mês passado, com a construção de uma nova fábrica com o dobro da capacidade, com o intuito de ganhar mercado no sudeste asiático.