Notícia
Toyota aumenta previsão de lucros no Japão ajudada pelo iene
A Toyota, a maior fabricante automóvel do mundo, aumentou as suas previsões de lucro após o iene ter depreciado, aumentando o valor dos carros japoneses exportados.
Os resultados líquidos para o ano fiscal que acabará em Março vão, provavelmente, atingir os máximos dos últimos 5 anos de 9,3 mil milhões de dólares, cerca de 6,85 mil milhões de euros, excedendo a antiga previsão de 6,18 mil milhões de euros, segunda anunciou a Toyota. As previsões para o lucro operacional da empresa subiram 9,5% e as receitas 2,3%, segundo noticia a Bloomberg.
Depois de anos a combater catástrofes naturais, o regresso de autóveis às fábricas e uma moeda que cada vez se valorizava mais, a Toyota está a liderar a recuperação do Japão. Atrás da recuperação do iene, que depreciou 14% desde Novembro, está uma maior competitividade da indústria automóvel japonesa face aos rivais americanos e europeus.
“Um iene mais fraco vai permitir aos fabricantes japoneses colocar os seus veículos a preços mais competitivos, e isso vai melhorar as vendas no segmento premium”, afirmou Koichi Sugimoto, analista do BNP Paribas. “Se as coisas correrem bem, os fabricantes japoneses poderão aumentar a sua participação no mercado americano até 40%”.
A Toyota ganhou 47% na bolsa de Tóquio desde que o iene começou a cair a meio de Novembro, adicionando cerca de 50 mil milhões de dólares em valor de mercado, apenas nesse período, o que é superior a toda a capitalização de mercado da General Motors.