Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: Tomada de posse de Trump, juros no Japão e certificados por cá

Donald Trump toma posse como 47.ª presidente dos EUA e no Japão decorre a reunião do banco central. Pelo meio, há uma série de dados a serem digeridos, à medida que também a época de resultados ganha ritmo.

  • ...
Segunda-feira Donald Trump torna-se o 47.º presidente dos EUA

O Presidente eleito dos EUA toma posse, depois da vitória nas eleições contra a candidata democrata e então vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, no passado dia 5 de novembro. No mesmo dia decorre, do lado de cá do oceano Atlântico, a reunião do Eurogrupo.

Segunda-feira Wall Street de portas fechadas

Wall Street estará encerrada, por ocasião do feriado em memória do ativista Martin Luther King. As negociações retomam no dia seguinte.

Segunda-feira Juros no crédito para a compra de casa

O Instituto Nacional de Estatística (INE) dá conta das taxas de juro implícitas no crédito à habitação, referentes a dezembro de 2024. A taxa de juro média dos novos depósitos cai desde dezembro de 2023 e fixou-se em 2,28% em novembro. O montante também desceu, após ter sido, em outubro, o mais elevado pelo menos desde janeiro de 2003.

Terça-feira Saldo dos certificados em 2024

São conhecidos os números dos certificados em dezembro, passando assim a ser possível realizar o somatório do ano passado. Em novembro, o investimento das famílias em certificados de aforro renovou máximos desde, pelo menos, dezembro de 1998, data que marca o início da série do Banco de Portugal. Em novembro entraram 263,6 milhões de euros, o que representa a maior entrada mensal de poupanças desde junho de 2023 e que levou o "stock" total aos 34.391,49 milhões de euros.

Terça-feira Reunião do Ecofin 

Acontece a primeira reunião do Conselho para as Questões Económicas e Financeiras – Ecofin. Na agenda do encontro está a guerra na Ucrânia. Durante o evento, a Comissão Europeia irá ainda apresentar, e será debatido, o relatório sobre o Mecanismo de Alerta 2025 e o projeto de recomendação do Conselho sobre a política económica da Zona Euro.

Quarta-feira "Stocks" de petróleo do API 

A associação comercial American Petroleum Institute (API) revela os dados dos stocks de crude nos EUA na semana passada. No dia seguinte, o Departamento norte-americano da Energia divulga os níveis oficiais.

Quarta-feira Época de resultados continua a acelerar nos EUA

A "earnings season" continua a todo o gás. Nos EUA, entre os nomes mais sonantes é a vez da farmacêutica Johnson & Johnson apresentar os resultados do quarto trimestre e do acumulado do ano, depois de um dia antes ter sido a vez da Netflix.

Quarta-feira Uma análise aos dados dos orçamentos da UE

O gabinete europeu de estatística Eurostat dá conta dos números dos déficies e dívida dos governos da União Europeia, entre outros dados orçamentais, no terceiro trimestre do ano passado. Por cá, o Banco de Portugal revela os números do endividamento do setor não financeiro de novembro do ano passado.

Quinta-feira LVMH apresenta resultados

O grupo de luxo francês LVMH apresenta as contas do segundo semestre fiscal. Na primeira metade do ano, os lucros da dona da Louis Vitton registaram uma queda de 14% para 7,3 mil milhões de euros. As receitas provenientes do vestuário cederam 2% e dos relógios e joias 5%. Feitas as contas, a receita registou uma quebra de 1%.

Quinta-feira Novos pedidos de subsídio de desemprego nos EUA

Os Estados Unidos reportam a evolução dos novos pedidos de subsídio de desemprego na semana passada. Na semana anterior, os novos pedidos registaram um crescimento de 14 mil para um total de 217 mil requerimentos.

Sexta-feira Banco do Japão sobe juros?

Termina a reunião de política monetária do Banco do Japão (BoJ). Mercado e analistas apontam para uma subida dos juros diretores. Durante o encontro, os membros do Comité que decide estas matérias terão em conta os números da inflação em dezembro, que serão divuilgados cerca de quatro horas antes de ser conhecida a decisão da autoridade monetária.

Sexta-feira Plataformas de petróleo e gás em números

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. Este é um indicador seguido com atenção pelos investidores no mercado petrolífero, especialmente do outro lado do Atlântico.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio