Notícia
Renault quer ter 15 modelos de carros autónomos nas estradas até 2022
A continuação da aposta na electrificação automóvel é uma das linhas do plano estratégico apresentado hoje pelo construtor francês. Em 2022 terá oito modelos de veículos eléctricos (cinco dos quais novos) e 12 híbridos.
O fabricante automóvel Renault quer começar a introduzir tecnologia de condução autónoma nos seus carros a partir de 2019 e ter veículos robotizados em 2022 depois de uma expansão gradual ao longo dos próximos anos.
Este é um dos objectivos contidos no plano estratégico a seis anos "Drive The Future", conhecido esta sexta-feira, 6 de Outubro. De acordo com o documento, as capacidades de condução autónoma serão introduzidas em primeiro lugar nos novos Clio e Espace, alargando-se a 15 modelos.
Em 2022, último ano do programa, dos 21 novos automóveis que apresentará ao mercado, oito serão totalmente eléctricos (cinco novos e três renovações), além de 12 híbridos. A oferta de automóveis a diesel passará a representar metade da actual enquanto a de eléctricos aumentará 50%. Todos os novos veículos passarão a estar ligados à internet.
O fabricante espera que em 2020 compense tanto ter um carro eléctrico como um carro a gasolina mas que, dois anos depois, já seja mais vantajoso para o consumidor ter um veículo eléctrico.
Ao longo deste período de seis anos o objectivo é vender 5 milhões de carros em 2022 (mais 44% em relação a 2016 e dobrando as vendas e triplicando os lucros fora da Europa) e facturar 70 mil milhões de euros naquele ano, hipóteses relativamente prudentes segundo Carlos Ghosn, o CEO do grupo.
O plano estratégico estabelece ainda o objectivo de reduzir a pegada carbónica em 25% (em 2022 face a 2010), aumentar a produção para 100 veículos por trabalhador (subir em 50% a eficiência) e registar 4.200 milhões de euros em poupanças na melhoria constante de processos. Além disso, prevêem-se 35 mil contratações.
A 15 de Setembro a Nissan, a Renault e a Mitsubishi anunciaram o plano "Aliança 2022", segundo o qual as três marcas se propõem apresentar 12 novos carros totalmente eléctricos até 2022 e ter cada vez mais níveis de automação nos carros que lhes permitam uma condução cada vez mais autónoma.
Este é um dos objectivos contidos no plano estratégico a seis anos "Drive The Future", conhecido esta sexta-feira, 6 de Outubro. De acordo com o documento, as capacidades de condução autónoma serão introduzidas em primeiro lugar nos novos Clio e Espace, alargando-se a 15 modelos.
O fabricante espera que em 2020 compense tanto ter um carro eléctrico como um carro a gasolina mas que, dois anos depois, já seja mais vantajoso para o consumidor ter um veículo eléctrico.
Ao longo deste período de seis anos o objectivo é vender 5 milhões de carros em 2022 (mais 44% em relação a 2016 e dobrando as vendas e triplicando os lucros fora da Europa) e facturar 70 mil milhões de euros naquele ano, hipóteses relativamente prudentes segundo Carlos Ghosn, o CEO do grupo.
O plano estratégico estabelece ainda o objectivo de reduzir a pegada carbónica em 25% (em 2022 face a 2010), aumentar a produção para 100 veículos por trabalhador (subir em 50% a eficiência) e registar 4.200 milhões de euros em poupanças na melhoria constante de processos. Além disso, prevêem-se 35 mil contratações.
A 15 de Setembro a Nissan, a Renault e a Mitsubishi anunciaram o plano "Aliança 2022", segundo o qual as três marcas se propõem apresentar 12 novos carros totalmente eléctricos até 2022 e ter cada vez mais níveis de automação nos carros que lhes permitam uma condução cada vez mais autónoma.