Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Renault 5 E-Tech Eletric. Regresso de um ícone

O icónico Renault 5 está de volta! Desta vez, sem versões ‘Turbo’ superdesportivas, mas com um ‘design’ ‘retro futurista’ e – ‘noblesse oblige’ –, propulsão elétrica com autonomia até 400 km. Os preços de referência começam nos 25.000 euros.

A carregar o vídeo ...
Adriano Oliveira aoliveira@netcabo.pt 26 de Fevereiro de 2024 às 10:15

Estrela do Salão Automóvel de Genebra, que abre hoje as suas portas na cidade suíça, a nova geração do icónico Renault 5, agora batizado E-Tech Electric, é a nova face da revolução elétrica na marca francesa.

 

Primeiro modelo a ser projetado inteiramente na nova plataforma Ampere (AmpR Small) dedicada a veículos elétricos do segmento B, o Renault 5 E-Tech Eletric mede 3,92 metros de comprimento e oferece uma distância entre eixos longa (2,54 m), que lhe confere algumas vantagens competitivas não só em termos de espaço interior (4 ocupantes) e capacidade de bagageira (326 litros), mas também em manobrabilidade em áreas urbanas e comportamento estradista, para o que contribui igualmente o centro de gravidade mais baixo e peso reduzido (1.449 kg).

 

Mecanicamente, o Renault 5 E-Tech Eletric estará disponível em catálogo com duas baterias de iões de lítio à escolha – 52 e 40 kWh –, e três motores com diferentes potências: 150 cv associado à bateria mais potente e os dois restantes – 120 e 95 cv – à bateria mais fraca.

 

No lançamento no mercado, previsto para setembro próximo – as encomendas abrem em maio –, o novo modelo só estará disponível com o motor e a bateria mais potente, que permite uma autonomia elétrica de 400 km (WLTP). A restante gama virá no 1º trimestre de 2025 e inclui já a bateria de 40 kWh para 300 km de autonomia.

 

A marca francesa anuncia para o motor de 150 cv uma aceleração de 8 s dos 0 aos 100 km e uma velocidade máxima de 150 km/h, limitada eletronicamente.

 

Tecnologicamente evoluído, o Renault 5 E-Tech vem equipado de série nas versões mais potentes com o novo carregador bidirecional AC de 11 kW com V2L (vehicle-to-load) para conectar um dispositivo à bateria do veículo e V2G (vehicle-to-grid) para fornecer eletricidade de volta à rede e economizar no carregamento doméstico A versão de 95 cv vem equipada com carregador CA de 11 kW.

 

A bateria de 52 kWh admite o carregamento rápido em postos até 100 kW e a de 40 kWh em postos até 80 kW. Em ambos os casos, demora apenas 30 minutos para carregar de 15 a 80%. Um ‘5’ formado por cinco barras luminosas no capot indica a carga da bateria à aproximação do condutor.

 

O novo Renault 5 E-Tech vai estar disponível com dois níveis de acabamento – Evolution e Techno – e cinco cores de carroçaria três cores de carroçaria. A gama incluirá ainda um acabamento topo de gama com o mesmo princípio das ‘coleções’ de alta-costura. Este acabamento mudará todos os anos. (Iconic Cinq no lançamento). Uma gama de acessórios personalizados exclusivos, incluindo decalques e espaços de armazenamento impressos em 3D, elevando a personalização a novos níveis.


Destaques

Equipamento

Todas as versões vêm equipadas de série com jantes de 18 polegadas, juntamente com um ecrã central de 10", acesso e arranque mãos-livres, compatibilidade com ‘smartphones’ sem fios Android Auto e Apple CarPlay, travão de mão elétrico e faróis full LED com interruptor automático de máximos. Os bancos têm apoios laterais grandes inspirados no Turbo. O nível de lançamento Iconic Cinq adiciona a pintura em dois tons, bancos e volante aquecidos (três níveis), estacionamento mãos-livres, sensores de obstáculos dianteiros, traseiros e laterais.

 

 

Segurança

Em termos de segurança e ajudas à condução, o novo Renault 5 apresenta uma gama de sistemas de segmentos superiores. Juntamente com a vigilância da atenção do condutor e do controlo de velocidade adaptativo, vem com quatro ADAS vistos no Mégane E-Tech elétrico, mas não presentes no segmento B: travagem automática de emergência em marcha-atrás, sensores dianteiros com manutenção de faixa de emergência, sensores traseiros com manutenção de faixa de emergência e saída segura de passageiros, entre muitos outros. 

 

 Negócios em Paris, a convite da Renault

 

Ver comentários
Saber mais Renault 5 E-Tech Eletric
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio