Notícia
Renault 5 E-Tech Eletric. Regresso de um ícone
O icónico Renault 5 está de volta! Desta vez, sem versões ‘Turbo’ superdesportivas, mas com um ‘design’ ‘retro futurista’ e – ‘noblesse oblige’ –, propulsão elétrica com autonomia até 400 km. Os preços de referência começam nos 25.000 euros.
Estrela do Salão Automóvel de Genebra, que abre hoje as suas portas na cidade suíça, a nova geração do icónico Renault 5, agora batizado E-Tech Electric, é a nova face da revolução elétrica na marca francesa.
Primeiro modelo a ser projetado inteiramente na nova plataforma Ampere (AmpR Small) dedicada a veículos elétricos do segmento B, o Renault 5 E-Tech Eletric mede 3,92 metros de comprimento e oferece uma distância entre eixos longa (2,54 m), que lhe confere algumas vantagens competitivas não só em termos de espaço interior (4 ocupantes) e capacidade de bagageira (326 litros), mas também em manobrabilidade em áreas urbanas e comportamento estradista, para o que contribui igualmente o centro de gravidade mais baixo e peso reduzido (1.449 kg).
Mecanicamente, o Renault 5 E-Tech Eletric estará disponível em catálogo com duas baterias de iões de lítio à escolha – 52 e 40 kWh –, e três motores com diferentes potências: 150 cv associado à bateria mais potente e os dois restantes – 120 e 95 cv – à bateria mais fraca.
No lançamento no mercado, previsto para setembro próximo – as encomendas abrem em maio –, o novo modelo só estará disponível com o motor e a bateria mais potente, que permite uma autonomia elétrica de 400 km (WLTP). A restante gama virá no 1º trimestre de 2025 e inclui já a bateria de 40 kWh para 300 km de autonomia.
A marca francesa anuncia para o motor de 150 cv uma aceleração de 8 s dos 0 aos 100 km e uma velocidade máxima de 150 km/h, limitada eletronicamente.
Tecnologicamente evoluído, o Renault 5 E-Tech vem equipado de série nas versões mais potentes com o novo carregador bidirecional AC de 11 kW com V2L (vehicle-to-load) para conectar um dispositivo à bateria do veículo e V2G (vehicle-to-grid) para fornecer eletricidade de volta à rede e economizar no carregamento doméstico A versão de 95 cv vem equipada com carregador CA de 11 kW.
A bateria de 52 kWh admite o carregamento rápido em postos até 100 kW e a de 40 kWh em postos até 80 kW. Em ambos os casos, demora apenas 30 minutos para carregar de 15 a 80%. Um ‘5’ formado por cinco barras luminosas no capot indica a carga da bateria à aproximação do condutor.
O novo Renault 5 E-Tech vai estar disponível com dois níveis de acabamento – Evolution e Techno – e cinco cores de carroçaria três cores de carroçaria. A gama incluirá ainda um acabamento topo de gama com o mesmo princípio das ‘coleções’ de alta-costura. Este acabamento mudará todos os anos. (Iconic Cinq no lançamento). Uma gama de acessórios personalizados exclusivos, incluindo decalques e espaços de armazenamento impressos em 3D, elevando a personalização a novos níveis.
Destaques
Equipamento
Todas as versões vêm equipadas de série com jantes de 18 polegadas, juntamente com um ecrã central de 10", acesso e arranque mãos-livres, compatibilidade com ‘smartphones’ sem fios Android Auto e Apple CarPlay, travão de mão elétrico e faróis full LED com interruptor automático de máximos. Os bancos têm apoios laterais grandes inspirados no Turbo. O nível de lançamento Iconic Cinq adiciona a pintura em dois tons, bancos e volante aquecidos (três níveis), estacionamento mãos-livres, sensores de obstáculos dianteiros, traseiros e laterais.
Segurança
Em termos de segurança e ajudas à condução, o novo Renault 5 apresenta uma gama de sistemas de segmentos superiores. Juntamente com a vigilância da atenção do condutor e do controlo de velocidade adaptativo, vem com quatro ADAS vistos no Mégane E-Tech elétrico, mas não presentes no segmento B: travagem automática de emergência em marcha-atrás, sensores dianteiros com manutenção de faixa de emergência, sensores traseiros com manutenção de faixa de emergência e saída segura de passageiros, entre muitos outros.
Negócios em Paris, a convite da Renault