Notícia
Produção de carros em Portugal desacelera em Novembro
A queda no mês passado é menos expressiva que a de Outubro, mas contribui para que no acumulado do ano o número de carros a sair das fábricas portuguesas já esteja 10% abaixo do valor produzido em 2015.
Os fabricantes de automóveis sediados em Portugal tiraram o pé do acelerador em Novembro. O número de veículos produzidos no país recuou 2,7% em relação ao mesmo mês de 2015, com a produção de veículos pesados e de comerciais ligeiros a representar as maiores quedas homólogas.
No penúltimo mês do ano saíram das fábricas nacionais 13.441 viaturas, elevando o número total do ano para as 134,34 mil. No acumulado do ano – Janeiro a Novembro -, a queda já atinge os 10,5% face ao mesmo período de 2015, penalizada sobretudo pela marcha-atrás na produção de ligeiros de passageiros – menos 16,7%, chegando às 92,8 mil unidades.
"Esta descida é menos acentuada que a do mês anterior, mas evidencia a tendência de quebra nos ritmos de produção que tem sido registada ao longo de todo o ano de 2016," refere um comunicado da Associação Automóvel de Portugal (Acap), divulgado esta quarta-feira, 14 de Dezembro.
Os dados da Acap indicam que a quebra na produção é acompanhada de menos vendas ao exterior, o principal mercado para as viaturas produzidas no país. Até Novembro, foram exportadas 127,8 mil viaturas, valor que compara com 144 mil um ano antes, ou seja menos 16,2 mil veículos ou menos 11,2%.
A associação indica ainda que 90,8% das exportações de viaturas produzidas em Portugal têm o mercado europeu como destino, com a Alemanha e a Espanha à cabeça. Na Ásia, a China é o principal cliente dos carros portugueses.