Notícia
Produção automóvel em Portugal volta a crescer em Março
A produção de veículos pesados registou a subida mais expressiva no mês que passou, com a produção a crescer 64,9% para 658 unidades. Portugal exportou 96,6% das viaturas produzidas.
Depois da quebra registada em Fevereiro, a produção automóvel em Portugal voltou a recuperar em Março, com subidas em todos os tipos de veículos.
Segundo os dados divulgados pela ACAP esta segunda-feira, 17 de Abril, foram produzidas em território nacional 14.293 novas viaturas no mês passado, um crescimento de 10,7% face ao mesmo mês de 2016.
A produção de veículos pesados registou a subida mais expressiva, com a produção a crescer 64,9% para 658 unidades. Nos ligeiros de passageiros, o aumento foi de 6,8% para 9.573 e nos comerciais ligeiros de 14,6% para 4.062 viaturas.
Em termos acumulados, no primeiro trimestre de 2017, verificaram-se acréscimos nos ligeiros de passageiros (9%) e nos veículos pesados (69,7%), enquanto a produção de veículos comerciais ligeiros apresentou uma queda de 2,6%.
Quase 97% da produção automóvel portuguesa teve como destino o mercado externo, com destaque para a Alemanha, Espanha, França e China.
"Os números apurados em Março confirmam o peso que as exportações representam para o sector automóvel já que 96,6% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a economia nacional", lê-se no comunicado da ACAP.
A Europa continua a ser o principal mercado de exportação dos veículos fabricados em território nacional, sendo o destino de 78,8% das viaturas. A Alemanha absorve 19,2% do total das exportações, Espanha 15,4%, França 10,4% e o Reino Unido 8,7%.
O mercado asiático, como um todo, mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal. É encabeçado pela China, o destino de 11,3% dos automóveis portugueses com passaporte para o estrangeiro.