Notícia
Produção automóvel aumenta 50% em Janeiro
As fábricas em Portugal aumentaram em mais de 50% a produção de automóveis, em Janeiro, depois de o ano passado ter sido marcado por quebras. Mais de 96% dos veículos foram exportados.
Um "início de ano positivo". É assim que a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) caracteriza o mês de Janeiro, período em que a produção de veículos aumentou 51,6% para um total de 12.607, segundo um comunicado emitido esta terça-feira, 14 de Fevereiro.
A contribuir para esta evolução esteve o aumento de 116,5% da produção de veículos ligeiros de passageiros, e de 86,3% da produção de pesados. Já os comerciais ligeiros contrariaram a tendência e a produção diminuiu 8,2% no mês em análise.
Este crescimento de Janeiro compara com uma quebra de 8,6% registada no acumulado do ano passado. A ACAP revela que "esta ligeira subida vem atenuar o cenário de quebra nos ritmos de produção, registada ao longo de todo o ano de 2016, e remete-nos para valores semelhantes aos de 2015".
Como tem sido hábito, a Autoeuropa continua a liderar a produção de ligeiros de passageiros, tendo a Volkswagen fabricado 7.303 automóveis, em Janeiro. A Seat surge em segundo lugar, com 2.232 veículos e, em terceiro, a Peugeot, com 968. A Citroën fecha o "ranking" com 628 automóveis.
O mercado externo continua a ser o principal destino dos automóveis fabricados em Portugal. Em Janeiro 96,2% dos veículos saíram de Portugal, o que compara com os 95,3% registados em média em 2016.
"A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em Portugal – totalizando 80,4 por cento – com Espanha (17,1%) e Alemanha (15,9%) no topo da lista. Em termos geográficos o mercado asiático, encabeçado pela China (14,2% por cento), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis ‘made in Portugal’", adianta o comunicado emitido pela ACAP.
A ACAP já tinha revelado, no início do mês, os dados das vendas de veículos em Portugal, tendo reportado um crescimento de 9,5%, o que corresponde a uma desaceleração face ao ano passado. Um desempenho que já era esperado pela ACAP.