Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção automóvel aumenta 50% em Janeiro

As fábricas em Portugal aumentaram em mais de 50% a produção de automóveis, em Janeiro, depois de o ano passado ter sido marcado por quebras. Mais de 96% dos veículos foram exportados.

Bruno Simão
14 de Fevereiro de 2017 às 15:47
  • 3
  • ...

Um "início de ano positivo". É assim que a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) caracteriza o mês de Janeiro, período em que a produção de veículos aumentou 51,6% para um total de 12.607, segundo um comunicado emitido esta terça-feira, 14 de Fevereiro.

 

A contribuir para esta evolução esteve o aumento de 116,5% da produção de veículos ligeiros de passageiros, e de 86,3% da produção de pesados. Já os comerciais ligeiros contrariaram a tendência e a produção diminuiu 8,2% no mês em análise.

 

Este crescimento de Janeiro compara com uma quebra de 8,6% registada no acumulado do ano passado. A ACAP revela que "esta ligeira subida vem atenuar o cenário de quebra nos ritmos de produção, registada ao longo de todo o ano de 2016, e remete-nos para valores semelhantes aos de 2015".

 

Como tem sido hábito, a Autoeuropa continua a liderar a produção de ligeiros de passageiros, tendo a Volkswagen fabricado 7.303 automóveis, em Janeiro. A Seat surge em segundo lugar, com 2.232 veículos e, em terceiro, a Peugeot, com 968. A Citroën fecha o "ranking" com 628 automóveis.

 

O mercado externo continua a ser o principal destino dos automóveis fabricados em Portugal. Em Janeiro 96,2% dos veículos saíram de Portugal, o que compara com os 95,3% registados em média em 2016.

 

"A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em Portugal – totalizando 80,4 por cento – com Espanha (17,1%) e Alemanha (15,9%) no topo da lista. Em termos geográficos o mercado asiático, encabeçado pela China (14,2% por cento), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis ‘made in Portugal’", adianta o comunicado emitido pela ACAP.

 

A ACAP já tinha revelado, no início do mês, os dados das vendas de veículos em Portugal, tendo reportado um crescimento de 9,5%, o que corresponde a uma desaceleração face ao ano passado. Um desempenho que já era esperado pela ACAP.

Ver comentários
Saber mais Associação Automóvel de Portugal ACAP Autoeuropa produção automóvel automóvel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio