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Preços dos elétricos aproximam-se dos carros a gasolina

Os carros elétricos podem custar quase o mesmo que os carros movidos a gasolina daqui a apenas três ou quatro anos e poderão ficar mais baratos após esse período, de acordo com o novo relatório da BloombergNEF.

Carros elétricos e híbridos plug-in dispararam vendas em janeiro.
Benoit Tessier/Reuters
20 de Dezembro de 2020 às 11:00
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Carros e autocarros elétricos, que são essenciais para combater o aquecimento global, têm há muito tempo custos iniciais mais altos do que os veículos movidos a gasolina ou diesel, devido ao custo das baterias. Mas investigadores dizem agora que a diferença de preço desaparecerá quando as baterias chegarem a 100 dólares por quilowatt-hora, um ponto de inflexão que a BNEF espera que ocorra em 2023, segundo a Pesquisa de Preços de Baterias de 2020.

Os custos das baterias caíram quase 90% na última década, de 1.100 dólares por quilowatt-hora em 2010 para 137 dólares este ano. Pacotes desenvolvidos para carros - ao contrário de painéis solares domésticos ou peças para a rede elétrica - custam ainda menos: em média, 126 dólares por quilowatt-hora.



A pesquisa anual da BNEF também encontrou exemplos de baterias para autocarros elétricos na China abaixo de 100 dólares por quilowatt-hora, segundo o principal autor do estudo, James Frith. O preço médio para os autocarros elétricos na China é apenas um pouco mais alto, de 105 dólares.

"Dentro de alguns anos, veremos o preço médio do setor ultrapassar esse ponto", disse Frith, chefe de pesquisa de armazenamento de energia da BNEF, em comunicado. "Além disso, a nossa análise mostra que, mesmo se os preços das matérias-primas voltassem aos máximos observados em 2018, isso só atrasaria em dois anos que os preços médios chegassem a 100 dólares/kWh, em vez de descarrilar completamente a indústria.

A BNEF prevê que os preços caiam para 58 dólares por quilowatt-hora até 2030. Uma forma de atingir esse preço é a produção generalizada de baterias de estado sólido, que, segundo a BNEF, poderiam ser produzidas por 40% do custo das baterias de iões de lítio atuais.

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