Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Polémica de Musk com resgate na Tailândia afunda Tesla e deixa analistas preocupados

A fabricante norte-americana de carros eléctricos Tesla afundou 3,5% na sessão desta segunda-feira, com analistas e investidores a revelarem-se preocupados com os comentários do CEO, Elon Musk, sobre o resgate na gruta tailandesa.

Foguetes reutilizáveis e o sonho de levar seres humanos a Marte tornaram Elon Musk um ídolo para fãs de tecnologia. Agora, este pode ser o seu ano no mercado de petróleo. Até Abril, o empreendedor nascido na África do Sul espera estar a produzir 5.000 unidades por semana do novo carro eléctrico da Tesla, chamado Model 3. Seria um grande passo para os veículos eléctricos, trazendo uma tecnologia de luxo para as massas. Se Musk conseguir isso, certamente aumentarão as especulações de que os carros eléctricos substituirão o motor de combustão antes do esperado.
reuters
16 de Julho de 2018 às 21:41
  • 11
  • ...

Enquanto decorriam os trabalhos para tentar salvar 12 jovens e o seu treinador de uma gruta na Tailândia, Elon Musk – CEO da Tesla – ofereceu um mini-submarino criado por uma outra empresa sua, a SpaceX, para ajudar nas operações.

 

Narongsak Osottanakorn, líder da operação de resgate na Tailândia, recusou o mini-submarino, dizendo que não se adequava à tarefa. Musk respondeu no Twitter, a 10 de Julho, dizendo que Osottanakorn não era o especialista naquela matéria.

 

Além de não ter gostado da rejeição do seu aparelho, Musk insistiu e fez a mesma oferta a um dos mergulhadores da equipa de resgate, o britânico Vernon Unsworth.

 

Acontece que também o mergulhador britânico recusou o mini-submarino, tendo dito que não tinha qualquer hipótese de funcionar. E mais: Unsworth disse que Musk poderia meter o seu submarino "naquele sítio onde dói".

 

Elon Musk não gostou e respondeu com um tweet no domingo, dizendo que a sua equipa irá filmar um vídeo do mini-submarino a fazer todo o percurso até à referida gruta "sem qualquer problema". Mas não se ficou por aqui e escreveu ainda: "desculpa lá, pedófilo, mas estavas a pedi-las".

 

Musk não justificou por que razão chamou pedófilo a Unsworth e a esposa do mergulhador já disse que o seu marido está a ponderar intentar uma acção em tribunal contra o presidente executivo da Tesla, refere a Reuters.

 

Ambos os tweets de Elon Musk foram entretanto apagados da sua conta daquela rede social.

 

Com tudo isto, as acções encerraram a sessão desta segunda-feira a ceder 2,75% para 310,10 dólares, mas chegaram a afundar 3,5% - perdendo assim em valor bolsista praticamente dois mil milhões de dólares.

 

Inúmeros analistas e investidores disseram à Reuters, sob anonimato, que os comentários de Musk estão a contribuir para os receios de que as suas declarações públicas o estejam a desviar do negócio principal da Tesla – que é produzir veículos eléctricos.

 

Em inícios deste mês, a Tesla brilhou em bolsa, à conta do anúncio de que produziu 5.031 Model 3 nos últimos sete dias do segundo trimestre. No entanto, os analistas de Wall Street têm questionado a sua capacidade para manter um ritmo de produção de 5.000 carros por semana. Com estas "distracções" de Musk, o mercado fica ainda mais receoso.

Ver comentários
Saber mais Elon Musk Tailândia Tesla Narongsak Osottanakorn SpaceX Vernon Unsworth Model
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio