Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volkswagen abre porta a encerramento de fábricas na Alemanha

É uma possibilidade que está em cima da mesa e que surge como forma de reduzir os custos da marca alemã. Caso avance, seria a primeira vez que a Volkswagen encerraria uma fábrica na Alemanha, nos seus 87 anos de vida.

A indecisão alemã teve consequências em toda a cadeia de valor.
Matthias Rietschel/Reuters
02 de Setembro de 2024 às 14:42
  • ...

A Volkswagen revelou esta segunda-feira que não descarta o encerramento de fábricas na Alemanha, numa altura em que está a analisar formas de reduzir ainda mais os custos em vários milhares de milhões de euros.

A possibilidade é avançada num comunicado da comissão de trabalhadores da fabricante automóvel, citado pela Reuters, onde é dito que só serão abrangidas fábricas da marca Volkswagen.

A empresa considera que uma fábrica de veículos e outra de componentes são obsoletas. "A situação é extremamente tensa e não pode ser resolvida com simples medidas de corte de gastos", disse o responsável da marca Volkswagen, Thomas Schaefer. A comissão de trabalhadores já prometeu "resistência feroz" aos planos da comissão executiva.

A empresa alemã revelou ainda que se viu forçada a terminar um acordo com os sindicatos alemães, em vigor desde 1994, que impede a redução de postos de trabalho até 2029. Revelou também que todas as medidas serão discutidas com a comissão.

A marca Volkswagen, que gera a maior parte das vendas do grupo automóvel, é a primeira a ser alvo de uma tentativa de corte de gastos até 10 mil milhões de euros até 2026, com a empresa a tentar reduzir os custos para sobreviver a uma transição para os carros elétricos.

A confirmar-se, esta seria a primeira vez que a Volkswagen encerraria uma fábrica na Alemanha, nos seus 87 anos de vida. Tal abriria caminho a confrontos com sindicatos.

Ver comentários
Saber mais Volkswagen Alemanha Sindicatos Emprego carros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio