Notícia
Oliveira de Azeméis procura cativar projecto Pininfarina
A secretária de Estado adjunta do Ministro da Economia defendeu que Oliveira de Azeméis «tem todas as condições» para receber o projecto de instalação de uma fábrica de veículos, que se encontra a ser analisado pelo Governo e por Pirinfarina.
A mesma responsável falava à margem do seminário «Indústria e Inovação em Oliveira de Azeméis» realizado ontem no âmbito da CIOL 2002 - Grande Mostra das Actividades Económicas do Município de Oliveira de Azeméis.
O facto de «ser uma zona onde estão instaladas muitas indústrias de componentes de automóveis beneficia já esse tipo de instalação», acrescenta a mesma responsável.
A proximidade da universidade de Aveiro «pode também contribuir para a localização do projecto», adverte a mesma responsável, que recorda «que as principais condições do projecto italiano são de natureza tecnológica, sendo esse o principal desafio que o projecto apresenta».
Conforme o Negocios.pt noticiou em Setembro do ano passado, o eixo geográfico compreendido entre Santa Maria da Feira e a Região espanhola da Galiza disputam a construção de uma fábrica de automóveis para produzir o projecto Metrocubo do «designer» industrial Pininfarina.
À semelhança do Smart, cujo criador da ideia, Nicolas Hayek, vendeu o projecto à Mercedes, um importante grupo mundial de automóveis já terá tomado a decisão de produzir o modelo Metrocubo, projectado pelo «designer» italiano, mas falta decidir se será a região de Santa Maria da Feira, ou a Galiza que irão receber o referido projecto».
A mesma fonte adiantou na altura que «a decisão estava pendente, sobre qual das duas regiões irá conceder o maior conjunto de incentivos ao investimento».
Fontes do sector afirmam que uma decisão final sobre oprojecto deverá ficar tomada no próximo mês.