Notícia
Novo Ferrari de 300 mil dólares já está esgotado
O modelo foi lançado na terça-feira em Genebra mas já não está disponível para este ano.
Foi apresentado esta terça-feira no Salão Automóvel de Genebra e já está esgotado. A nova estrela da Ferrari, o 812 Superfast, custa 292 mil euros (300 mil dólares) e as unidades que serão produzidas em 2017 já só serão suficientes para responder às encomendas.
"Temos que ter a certeza que há procura e optamos sempre por fornecer menos unidades do que a procura", disse à Bloomberg TV o CEO da Ferrari, Sergio Marchionne.
Equipado com um motor de 12 cilindros e 800 cavalos, a novidade da Ferrari chega aos 100 Km/h em apenas 2,9 segundos. Este é assim o carro mais rápido de sempre da Ferrari (atinge uma velocidade máxima de 350 Km/h), um dos atributos que justifica o preço elevado.
A Bloomberg assinala que o 812 Superfast () surge numa altura em que a fabricante italiana força os limites quanto ao número de veículos que é capaz de vender sem perder o fascínio.
Inspirado no design dos carros de Fórmula 1 da fabricante, o novo modelo aponta directamente a um público mais fiel de carros de corrida.
Com a promessa feita aos accionistas de aumentar as receitas e os lucros após a oferta pública inicial de 2015, a Ferrari enfrenta o desafio de vender mais carros sem diluir o fascínio obtido com sua exclusividade. O CEO da empresa, Sergio Marchionne, que provavelmente atingirá a meta de vender 9.000 carros por ano até 2019, está a dar preferência a carros de elevado desempenho, como a 812 Superfast, para manter o impulso dos resultados ao mesmo tempo em que alarga a linha da marca.
Segundo Marchionne, há ainda muito espaço para expandir o alcance da Ferrari sem realizar um enorme investimento em novas tecnologias e plataformas. Essa expansão de baixo risco é crítica para a fabricante de luxo, que procura competir sem o apoio de uma grande empresa do sector.
Os modelos mais comuns da Ferrari são os supercarros poderosos produzidos de forma manual e as edições especiais - que ultimamente aparecem com uma frequência cada vez maior. No ano passado, a fabricante esgotou a edição especial do LaFerrari Aperta, de 2,1 milhões de dólares, antes mesmo do lançamento, e está a produzir 350 modelos de edição limitada de cinco modelos principais, para celebrar o 70.º aniversário da empresa, este ano.