Notícia
Nissan compra 34% da Mitsubishi e assume o controlo
A Nissan chegou a acordo com a Mitsubishi para comprar 34% da empresa, por 1,9 mil milhões de euros, passando assim a deter o controlo da fabricante automóvel. O negócio surge na sequência do escândalo da manipulação dos testes.
A Nissan vai comprar a Mitsubishi. A fabricante automóvel chegou a acordo com a Mitsubishi para adquirir 34% da empresa, após o escândalo de manipulação dos testes, confirma esta quinta-feira a Bloomberg.
A segunda maior fabricante automóvel japonesa irá pagar 234,7 mil milhões de ienes (1,91 mil milhões de euros) pela aquisição das acções da Mitsubishi, adianta a agência. A concretizar-se passará a obter o controlo da empresa. As negociações entre as companhias tinham sido reveladas esta quarta-feira pela NHK, a estação pública japonesa.
A Mitsubishi tem estado nos holofotes da imprensa internacional por, a 20 de Abril, ter admitido manipulação nos testes de emissões poluentes em, pelo menos, 625 mil veículos, alguns dos quais construídos para a Nissan. A empresa assumiu que os seus funcionários modificaram a pressão de pneus durante os testes de consumo de combustível de 625 mil unidades vendidas no Japão de quatro dos seus modelos de veículos ligeiros.