Notícia
Mercedes Classe A acelera e é o 2.º modelo mais vendido em Portugal
A subida do Classe A da Mercedes-Benz ao segundo lugar na lista dos modelos de automóveis ligeiros de passageiros mais vendidos em Portugal nos primeiros dez meses do ano é a principal novidade. O Renault Clio mantém a liderança e o Nissan Qashqai, vice-líder em 2018, sai do Top 10.
Renault Clio
Vendas até outubro de 2019: 9.281
Vendas em 2018: 13.592
Vendas em 2017: 12.743
Vendas em 2018: 13.592
Vendas em 2017: 12.743
Mercedes-Benz Classe A
Vendas até outubro de 2019: 6.817
Vendas em 2018: 5.667
Vendas em 2017: 4.614
Vendas em 2018: 5.667
Vendas em 2017: 4.614
Renault Captur
Vendas até outubro de 2019: 6.338
Vendas em 2018: 6.189
Vendas em 2017: 6.005
Vendas em 2018: 6.189
Vendas em 2017: 6.005
Citroën C3
Vendas até outubro de 2019: 5.134
Vendas em 2018: 5.156
Vendas em 2017: 5.305
Vendas em 2018: 5.156
Vendas em 2017: 5.305
Peugeot 208
Vendas até outubro de 2019: 4.924
Vendas em 2018: 6.307
Vendas em 2017: 6.833
Vendas em 2018: 6.307
Vendas em 2017: 6.833
Renault Megane
Vendas até outubro de 2019: 4.880
Vendas em 2018: 5.795
Vendas em 2017: 6.802
Vendas em 2018: 5.795
Vendas em 2017: 6.802
Peugeot 2008
Vendas até outubro de 2019: 4.715
Vendas em 2018: 4.965
Vendas em 2017: 4.664
Vendas em 2018: 4.965
Vendas em 2017: 4.664
Fiat Tipo
Vendas até outubro de 2019: 4.465
Vendas em 2018: 3.389
Vendas em 2017: 2.735
Vendas em 2018: 3.389
Vendas em 2017: 2.735
Peugeot 308
Vendas até outubro de 2019: 4.071
Vendas em 2018: 4.776
Vendas em 2017: 4.717
Vendas em 2018: 4.776
Vendas em 2017: 4.717
Ford Focus
Vendas até outubro de 2019: 3.672
Vendas em 2018: 3.820
Vendas em 2017: 3.537
Vendas em 2018: 3.820
Vendas em 2017: 3.537
Fiat 500
Vendas até outubro de 2019: 3.577
Vendas em 2018: 3.621
Vendas em 2017: 2.916
Vendas em 2018: 3.621
Vendas em 2017: 2.916
Nissan Qashqai
Vendas até outubro de 2019: 3.514
Vendas em 2018: 6.836
Vendas em 2017: 6.138
Vendas em 2018: 6.836
Vendas em 2017: 6.138
Seat Ibiza
Vendas até outubro de 2019: 3.462
Vendas em 2018: 3.751
Vendas em 2017: 4.329
Vendas em 2018: 3.751
Vendas em 2017: 4.329
Nissan Micra
Vendas até outubro de 2019: 3.384
Vendas em 2018: 4.011
Vendas em 2017: 3.075
Vendas em 2018: 4.011
Vendas em 2017: 3.075
Peugeot 3008
Vendas até outubro de 2019: 2.906
Vendas em 2018: 3.518
Vendas em 2017: 1.996
Vendas em 2018: 3.518
Vendas em 2017: 1.996
Toyota Yaris
Vendas até outubro de 2019: 2.642
Vendas em 2018: 3.297
Vendas em 2017: 3.118
Vendas em 2018: 3.297
Vendas em 2017: 3.118
Dacia Sandero
Vendas até outubro de 2019: 2.589
Vendas em 2018: 3.374
Vendas em 2017: 3.654
Vendas em 2018: 3.374
Vendas em 2017: 3.654
BMW Série 1
Vendas até outubro de 2019: 2.563
Vendas em 2018: 3.477
Vendas em 2017: 4.162
Vendas em 2018: 3.477
Vendas em 2017: 4.162
Volkswagen Polo
Vendas até outubro de 2019: 2.545
Vendas em 2018: 4.329
Vendas em 2017: 5.036
Vendas em 2018: 4.329
Vendas em 2017: 5.036
Opel Corsa
Vendas até outubro de 2019: 2.510
Vendas em 2018: 4.118
Vendas em 2017: 4.702
Vendas em 2018: 4.118
Vendas em 2017: 4.702
O Renault Clio foi o modelo de automóvel ligeiro de passageiros mais vendido em Portugal nos primeiros dez meses deste ano. O carro mais popular da fabricante francesa manteve a liderança do mercado, que já lhe pertencia em 2018 e 2017. No entanto, a quota de mercado encolheu dos 5,95% registados no total do ano passado para os 4,89%. Entre janeiro e outubro foram vendidas 9.281 unidades deste modelo.
O segundo lugar pertence ao Mercedes-Benz Classe A, com 6.817 veículos vendidos e uma quota de mercado de 3,59%. O modelo mais barato da marca "premium" alemã já vendeu mais unidades do que em todo o ano passado (5.667), quando foi o sexto modelo mais popular no mercado nacional.
A Renault conta com outro modelo no pódio dos carros mais vendidos: o Captur. Nos primeiros 10 meses do ano a marca francesa vendeu 6.338 unidades deste modelo, superando já o total de 2018, ano em que as vendas somaram 6.189 veículos, que lhe valeram o quarto lugar.
O Citroën C3, do grupo PSA, subiu da sétima para a quarta posição e conta com vendas na ordem das 5.134 unidades, apenas menos 22 do que em todo o ano passado. A quota de mercado subiu de 2,26% para 2,71%.
Também da PSA, o Peugeot 208 é o quinto modelo mais popular em Portugal. Este modelo soma 4.924 viaturas vendidas até final de outubro, mas viu a quota de mercado baixar dos 2,76% para 2,6%, caindo do terceiro para o quinto posto no "ranking".
Entre os modelos mais vendidos destaca-se ainda a subida do Fiat Tipo, que passou da 18.ª posição em 2018 para o oitavo lugar. O modelo da marca italiana vendeu 4.465 unidades em dez meses, superando largamente as 3.389 viaturas vendidas em todo o ano passado.
Em sentido inverso, o Nissan Qashqai, segundo modelo mais vendido em 2018, ocupa agora apenas a 12.ª posição. O SUV da marca nipónica soma 3.514 unidades vendidas até outubro e a quota de mercado encolheu de 2,99% para 1,85%.
O Volkswagen Polo e o Opel Corsa também caíram no "ranking", passando da décima e 11.ª posições para 19.º e 20.º, respetivamente. O modelo da Volkswagen era o oitavo carro mais vendido em Portugal em 2017. Mas o "irmão" Golf regista uma evolução ainda mais negativa: em 2017 era o sexto mais vendido e agora surge no trigésimo posto.
Dois elétricos no Top 50
Entre os 50 modelos mais vendidos em Portugal figuram dois carros 100% elétricos. O Nissan Leaf, com 1.506 unidades, ocupa o 37.º posto, subindo seis lugares face a 2018.
Já o Model 3 da Tesla ocupa o 46.º lugar, com 1.232 veículos vendidos. A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) só começou a recolher dados das vendas da marca liderada por Elon Musk este ano.
O segmento de automóveis ligeiros de passageiros totalmente elétricos soma 5.857 unidades vendidas nos primeiros dez meses deste ano, uma subida de 81,2% face a igual período de 2018. Este segmento vale já 3,1% do mercado nacional de ligeiros de passageiros.
O segundo lugar pertence ao Mercedes-Benz Classe A, com 6.817 veículos vendidos e uma quota de mercado de 3,59%. O modelo mais barato da marca "premium" alemã já vendeu mais unidades do que em todo o ano passado (5.667), quando foi o sexto modelo mais popular no mercado nacional.
O Citroën C3, do grupo PSA, subiu da sétima para a quarta posição e conta com vendas na ordem das 5.134 unidades, apenas menos 22 do que em todo o ano passado. A quota de mercado subiu de 2,26% para 2,71%.
Também da PSA, o Peugeot 208 é o quinto modelo mais popular em Portugal. Este modelo soma 4.924 viaturas vendidas até final de outubro, mas viu a quota de mercado baixar dos 2,76% para 2,6%, caindo do terceiro para o quinto posto no "ranking".
Entre os modelos mais vendidos destaca-se ainda a subida do Fiat Tipo, que passou da 18.ª posição em 2018 para o oitavo lugar. O modelo da marca italiana vendeu 4.465 unidades em dez meses, superando largamente as 3.389 viaturas vendidas em todo o ano passado.
Em sentido inverso, o Nissan Qashqai, segundo modelo mais vendido em 2018, ocupa agora apenas a 12.ª posição. O SUV da marca nipónica soma 3.514 unidades vendidas até outubro e a quota de mercado encolheu de 2,99% para 1,85%.
O Volkswagen Polo e o Opel Corsa também caíram no "ranking", passando da décima e 11.ª posições para 19.º e 20.º, respetivamente. O modelo da Volkswagen era o oitavo carro mais vendido em Portugal em 2017. Mas o "irmão" Golf regista uma evolução ainda mais negativa: em 2017 era o sexto mais vendido e agora surge no trigésimo posto.
Dois elétricos no Top 50
Entre os 50 modelos mais vendidos em Portugal figuram dois carros 100% elétricos. O Nissan Leaf, com 1.506 unidades, ocupa o 37.º posto, subindo seis lugares face a 2018.
Já o Model 3 da Tesla ocupa o 46.º lugar, com 1.232 veículos vendidos. A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) só começou a recolher dados das vendas da marca liderada por Elon Musk este ano.
O segmento de automóveis ligeiros de passageiros totalmente elétricos soma 5.857 unidades vendidas nos primeiros dez meses deste ano, uma subida de 81,2% face a igual período de 2018. Este segmento vale já 3,1% do mercado nacional de ligeiros de passageiros.