Notícia
Interior apagado do mapa de apoios do Estado para autocarros elétricos
Relatório preliminar sobre o Fundo Ambiental para a Descarbonização dos Transportes Públicos revela que grande parte dos apoios estão a ir para os grandes centros urbanos do Litoral. De 112 candidaturas apresentadas por municípios e empresas do Interior, apenas 11 conseguiram financiamento.
Os mais recentes apoios do Fundo Ambiental à compra de autocarros elétricos deixaram de fora muitos municípios e empresas, sobretudo do Interior do país, avança esta sexta-feira o Jornal de Notícias. De 112 candidaturas apresentadas por municípios e empresas do Interior, apenas 11 conseguiram financiamento.
O relatório preliminar sobre o Fundo Ambiental para a Descarbonização dos Transportes Públicos revela que grande parte dos apoios estão a ir para os grandes centros urbanos do Litoral, com destaque para a área metropolitana de Lisboa e do Porto. Essa polarização tem levantado várias críticas aos critérios usados, nomeadamente por parte dos municípios e empresas do Interior.
Os autarcas dos concelhos que ficam de fora destes apoios apelam a uma revisão dos critérios em futuros concursos para contribuir para a coesão do país e privilegiar também a "relação com o histórico de investimento nesta área". Até agora, os apoios do Fundo Ambiental levaram apenas à atribuição de 90 milhões de euros a apenas 11 candidaturas do Interior.