Notícia
Frota do Estado tem 73% de carros a gasóleo
O Público avança este sábado que a frota do Estado é composta por carros a gasóleo, poluente e com mais de 15 anos.
Cerca de 73% das viaturas da administração directa e indirecta do Estado, incluindo gabinetes ministeriais, são a gasóleo, avança o Público na edição deste sábado. O levantamento mais recente feito pelo Ministério das Finanças, e que constam do relatório do Parque de Viaturas do Estado de dezembro de 2017, revela ainda que existe um veículo a gás, 17 híbridos e 55 elétricos. O Governo não cumpre as metas para carros poluentes nas novas aquisições.
Outro dado analisado mostra que o Estado comprou ou alugou menos carros ecológicos do que era pretendido e tem aumentado o peso dos carros mais poluentes, já que era permitido apenas 5% mas este tipo de veículos representou 39% das 277 aquisições ao longo de 2017.
Do total de 25.640 veículos, dos quais 40% pertencem às forças de segurança, só 1432 se inserem nos segmentos A, B e C.
Este relatório, relativo a dezembro de 2017, não inclui posteriores aquisições, como as do novo Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública ECO.mob, que prevê a substituição de 1.200 veículos com mais de 10 anos por veículos eléctricos em toda a Administração Pública até 2020.
Estes números surgem numa altura em que continua acesa a polémica motivada pelas declarações de Matos Fernandes em entrevista ao Negócios e Antena 1. O ministro do Ambiente e da Transição Energética afirmou que "quem comprar um carro [de motor] diesel muito provavelmente daqui a quatro ou cinco anos não vai ter grande valor na sua troca". Declarações que foram fortemente criticadas pelas associações do setor automóvel.