Notícia
Fiat vende unidade da Magneti por 6 mil milhões
Vai haver um novo gigante do fabrico de componentes automóveis: a Fiat aceitou que a unidade da Magneti, que se dedica a esta actividade, se fundisse com a rival Calsonic Kansei, num acordo de mais de 6 mil milhões de euros.
A Fiat concordou vender a unidade de fabrico de componentes da Magneti por 6,2 mil milhões de euros, avança o Financial Times. O comprador é a Calsonic Kansei, fabricante de partes automóvel rival, detida pelo fundo de capital privado KKR.
A fusão das duas unidades de componentes cria um gigante do fabrico de componentes de automóvel: juntas, as receitas somam cerca de 15 mil milhões de euros. Beda Bolzenius, o CEO da Calsonic Kansei vai manter-se ao comando, enquanto o actual líder da Magneti transita para membro da administração do novo grupo. As operações e trabalhadores da Magneti em Itália mantêm-se intactos, segundo o acordado.
Este é o acordo mais significativo do fundo KKR desde Janeiro, quando comprou o negócio de margarinas da Unilever por 7 mil milhões de euros. Vários fundos têm negociado tendo em vista a estratégia de "comprar e construir" (buy and build), que pretende fazer crescer um negócio olhando a sinergias e depois entregar para venda empresas de maior dimensão e valor.
A venda acontece numa altura em que a indústria se tem revolucionado em função do mercado de veículos eléctricos e de condução autónoma, que ameaçam os modelos de negócio tradicionais. No negócio de componentes, já a marca Delphi fez novas divisões na respectiva actividade e a Continental prepara-se para seguir os mesmos passos.