Notícia
Empresário do Norte que comprou Mercedes de 3 milhões emprega 400 pessoas e fatura 200 milhões
Luís Ferreira Pinto, o dono da Casfil, produtora de filmes flexíveis para embalagem, que tem unidades industriais em Aves e Santo Tirso, adquiriu o único Mercedes-AMG ONE a vir para Portugal.
O Negócios descobriu quem é o empresário do Norte que acaba de receber uma encomenda que demorou perto de sete anos a chegar às suas mãos: Luís Ferreira Pinto, o dono da Casfil, é o dono da única unidade a vir para Portugal do Mercedes-AMG One, hiperdesportivo de mais de três milhões de euros e do qual só serão produzidas 275 unidades para todo o mundo.
O Mercedes-AMG One "foi entregue agora ao cliente (que quis manter o anonimato)" pela Sociedade Comercial C. Santos, avançava a concessionária, esta sexta-feira, 15 de março.
Fundada em 1981, a Casfil produz filmes flexíveis para embalagem, nomeadamente para o setor alimentar, grandes superfícies e indústria médico-cirúrgica, emprega perto de 400 pessoas e exporta cerca de 90% de uma faturação próxima dos 200 milhões de euros.
O processo de encomenda Mercedes-AMG One "decorreu em 2017, ao longo de vários meses", recorda a empresa responsável pela venda do carro no mercado nacional.
"Foi um processo de seleção que deu ao cliente a oportunidade de comprar um automóvel tão único, do qual serão produzidos somente 275 exemplares, todos identificados com a inscrição 1/275", realça a Sociedade Comercial C. Santos.
Um modelo único que replica a tecnologia de um Fórmula 1. Com um motor de combustão V6 turbo de 1.6 litros e quatro motores elétricos, que somam 450 kW (611 cv) - um está montado na cambota, outro está integrado no turbocompressor e os restantes dois encontram-se no eixo dianteiro.
Com esta unidade motriz, o Mercedes-AMG ONE atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 352 km/h.
A C. Santos relata que ao longo do processo da encomenda portuguesa, que foi acompanhado por Rui Sampaio, vendedor da empresa, o cliente passou por várias etapas até poder firmar o contrato de encomenda.
"Os critérios eram apertados: os interessados tinham de ter um histórico de relacionamento com o grupo Mercedes-Benz, ser colecionadores de automóveis e ter a intenção de manter o Mercedes-AMG ONE nessa coleção - ou seja, a venda no curto prazo não podia estar nas intenções do potencial cliente", conta a C. Santos.
"Foram largos meses de conversações, incluindo uma reunião secreta nos arredores de Genebra (Suíça) em que os presentes não podiam ter telemóvel ou relógio, até o negócio ter luz verde para avançar", sendo que "a configuração final da unidade decorreria em Munique (Alemanha), no fim de 2018".
"As características técnicas únicas" do Mercedes-AMG ONE fizeram com que os prazos de arranque de produção se prolongassem, pelo só no início de 2023 é que a primeira unidade saiu da linha de montagem.
"Dado o carácter artesanal deste autêntico Fórmula 1 de estrada, os restantes exemplares têm sido entregues de forma espaçada, com a unidade entregue ao cliente português da Sociedade Comercial C. Santos a chegar agora, já depois ter recebido, em março de 2021, um Mercedes-AMG GT Black Series Edition ONE, exemplar exclusivo para clientes do hiperdesportivo", refere a empresa.