Notícia
DS E-Tense Performance. Das pistas para a estrada
A DS Automobiles apresentou hoje pela primeira vez, em Portugal, o protótipo DS E-Tense Performance, que foi concebido como laboratório de elevado desempenho, destinado a acelerar o desenvolvimento de tecnologias para as futuras criações da marca francesa premium.
Desenvolvido pela DS Performance após a conquista dos títulos de equipas e pilotos, em duas temporadas consecutivas de Fórmula E, o DS E-Tense Performance assenta numa estrutura monocoque em carbono com um peso de 1.200 quilos, dois motores elétricos com 600 kW (815 cv) e uma transmissão com tração às quatro rodas. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,0 segundos.
O chassis, a unidade de potência e a bateria integram soluções inovadoras, testadas para alimentar o desenvolvimento das futuras gerações de modelos de produção E-Tense 100% elétricos, como é o caso da regeneração às quatro rodas e da travagem regenerativa a 100 por cento. O consumo médio é de 10 kWh/100 km.
A bateria encontra-se alojada numa estrutura em material compósito de alumínio e carbono, projetado pela DS Performance, e está colocada numa posição central traseira. Desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies e a sua subsidiária Saft, esconde uma química inovadora e um sistema de arrefecimento imersivo para as células, em rutura com as tecnologias atuais.
O protótipo agora revelado ainda pistas sobre o ‘design’ dos futuros modelos da DS Automobiles, em particular na sua secção frontal, que desvenda uma nova superfície, em substituição da grelha, com o logótipo da marca ao centro com um efeito tridimensional.
Em ambos os lados, novas luzes diurnas combinam tecnologia e estilo. Em conjunto, compõem-se por 800 LED. Duas câmaras posicionadas, em substituição dos faróis, completam a identidade visual do DS E-Tense Performance.
Para acompanhar a linha aerodinâmica, a carroçaria introduz uma cor de interferência com efeito de besouro. Dependendo das condições exteriores e do ângulo a partir do qual é visto, a perceção da cor muda e dá um efeito de contraste impressionante com as superfícies em Preto brilhante que se estendem até ao capô. As jantes de 21 polegadas estreiam um perfil aerodinâmico com inserções únicas.
Bancos do tipo baquet e um volante de Fórmula E recriam no habitáculo um ambiente inerente ao elevado desempenho.
Para completar o DS E-Tense Performance, a Focal integra a bordo um sistema de som Utopia, e estreia colunas Scala Utopia Evo exclusivas, nas cores do protótipo.
Aposta na eletrificação total
Desde o seu lançamento no mercado, a DS Automobiles já comercializou mais de 250 mil unidades dos modelos DS 3 (o primeiro 100 por cento elétrico do segmento B), DS 4, DS 7 e DS9 (com motorizações térmicas e eletrificadas PHEV).
Em Portugal, as motorizações eletrificadas representam 68% das vendas da DS Automobiles.
Este ano, a marca francesa só lançará novos modelos exclusivamente 100 por cento elétricos e em 2026 toda a sua gama será elétrica.