Notícia
Dieselgate da Volkswagen: Clientes em Portugal vão ser chamados até Setembro
Os 100 mil clientes com motores afectados pela fraude nas emissões poluentes vão ficar com o problema resolvido este ano, garante a SIVA.
Os clientes da Volkswagen em Portugal afectados pelo escândalo da fraude das emissões poluentes vão ser chamados ao longo deste ano.
A garantia foi dada pela SIVA, a empresa que representa a Volkswagen, Audi e Skoda em Portugal, marcas do grupo alemão.
"Até Setembro o assunto fica resolvido", garantiu o administrador-executivo da SIVA, Fernando Monteiro, esta quinta-feira, 5 de Janeiro, num encontro com jornalistas.
O responsável reconhece que houve atrasos no processo e que o calendário resvalou para este ano, mas com 15% a 17% das situações já foram resolvidas.
Deixou, no entanto, a garantia que os 100 mil clientes afectados pela situação vão ser chamados ao longo do ano pelos respectivos concessionários.
A actualização do software vai assim ser feita de forma gratuita, pois está dentro "das garantias de fábrica".
E tem a duração de 30 minutos, uma "intervenção relativamente rápida para minimizar o inconveniente dos clientes".
O responsável garantiu que o software fraudulento do escândalo das emissões "nunca colocou em causa nem a segurança, nem a mobilidade dos clientes".
A SIVA aponta que apesar das várias marcas do grupo estarem abrangidas pela fraude, a verdade é que a "Volkswagen foi a mais afectada em termos de imagem".
Para os próximos anos, a recuperação da imagem vai ser um aspecto muito importante", apontou Fernando Monteiro.