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A General Motors não contou tudo quando pediu protecção ao abrigo da lei de falências?
Brian Johnson, analista automóvel do Barclays, e Travis Okulski, vice-editor do “weblog” Jalopnik, que cobre as notícias diárias sobre o mundo automóvel, falam sobre a investigação de que a GM está a ser alvo por parte das autoridades federais dos EUA.
As autoridades federais norte-americanas estão a investigar se a General Motors escondeu um defeito na chave de ignição quando pediu protecção contra credores ao abrigo do capítulo 11 da lei de falências dos EUA, em 2009.
Com efeito, o Departamento de Justiça está a analisar a possível veracidade de uma acusação de que a GM terá cometido fraude quando pediu a protecção contra credores por não ter revelado um problema que tinha na chave de ignição, refere a Reuters.
Estes problemas na chave de ignição levaram à recolha de 1,6 milhões de veículos da General Motors no mês passado e poderão ter causado a morte de 12 pessoas, segundo o “The Wall Street Journal”.
O “WSJ” indica que, numa reunião que decorreu a 17 de Dezembro de 2013, e numa outra reunião a 31 de Janeiro de 2014, os membros das comissões da GM estiveram focalizados sobretudo na recolha dos modelos de 2005 a 2007 Chevrolet Cobalt e Pontiac G5. No entanto, as últimas informações disponíveis revelam que a empresa automóvel tinha dados preparados para essas duas reuniões em que se salientavam problemas da ignição noutros modelos da GM.