Notícia
Carros anteriores a 2006 vão pagar o dobro para circular em Londres
Os condutores que queiram entrar em algumas partes de Londres e conduzam veículos anteriores a 2006 vão ser obrigados pagar o dobro do que pagam actualmente. O objectivo é reduzir a poluição na capital britânica.
A partir desta segunda-feira, os automóveis que entrem no centro de Londres e sejam anteriores a 2006 vão ser obrigados a pagar praticamente o dobro da taxa que pagam actualmente. De acordo com a Reuters, os veículos a gasolina e gasóleo que não cumpram a norma de emissões Euro 4 vão pagar mais 11,2 euros (10 libras) de cada vez que quiserem circular nas zonas mais congestionadas, como a zona financeira ou a parte ocidental da cidade.
Actualmente, esses veículos já pagam 12,9 euros (11,5 libras). O valor a pagar para entrar nessas áreas vai, assim, praticamente duplicar. A decisão de implementar a taxa "T-Charge" tem como objectivo melhorar a qualidade do ar na capital e salvar vidas. "O ar é mau e também pode matar. Há crianças em Londres com pulmões sub-desenvolvidos" e "adultos que sofrem de um conjunto alargado de doenças causadas pela má qualidade do ar, desde asma à demência, e até ataques cardíacos", referiu o presidente da câmara, Sadiq Kahn.
A taxa deverá abranger um total de 34 mil veículos todos os meses, uma pequena fracção dos 550 mil que utilizam as zonas referidas. Mas abre a porta a novas restrições no futuro, incluindo uma zona de emissões ultra reduzidas em 2020. O autarca, do Partido Trabalhista, pediu ao Governo de Theresa May (Partido Conservador) que avance com mecanismos de incentivo à troca de carros a gasóleo.
A medida afecta tanto os carros a gasolina como a gasóleo, mas acaba por ser mais um golpe no mercado dos veículos a diesel, que desde o escândalo das emissões da Volkswagen têm visto as vendas cair a pique – no Reino Unido, caíram 14% só este ano, enquanto que a procura por modelos a gasolina tem subido, acrescenta a Reuters.
Em Lisboa, os carros mais antigos também estão proibidos de circular em determinadas partes da cidade, embora não tenham de pagar qualquer taxa. Os carros anteriores a 1996 não podem circular na maioria do concelho, e os anteriores a 2000 não podem circular na Avenida da Liberdade nem na baixa pombalina.