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Autonomia: 160 Km chegam?
Uma autonomia de 160 quilómetros é mais do que suficiente para a maioria das necessidades diárias dos condutores, garante um estudo promovido pela BMW e realizado pela Universidade da Califórnia (UC Davis), sobre a utilização de veículos eléctricos.
15 de Junho de 2010 às 12:19
Uma autonomia de 160 quilómetros é mais do que suficiente para a maioria das necessidades diárias dos condutores, garante um estudo promovido pela BMW e realizado pela Universidade da Califórnia (UC Davis), sobre a utilização de veículos eléctricos. O estudo, que resultou de um ano de testes com a versão eléctrica do Mini, conclui também que o carregamento dos automóveis em casa, durante a noite, fornece energia mais do que suficiente para a utilização durante o dia. Sempre que é necessário, a maioria dos condutores opta por fazer carregamentos extra nos seus locais de trabalho, ou onde disponham de tempo suficiente para assegurar uma boa carga das baterias, como é o caso dos shopping centers ou dos estádios.
Mais de 1800 pessoas apresentaram-se como voluntários para participar nos testes de estrada que a BMW, dona da Mini, promoveu nos EUA, ao longo de um ano.
De acordo com os dados da amostra de utilizadores, os trajectos diários normais variam entre as 70 e as 100 milhas, com cerca de 45% dos condutores e reportar um total diário de 100 milhas (160 quilómetros). Um estudo paralelo realizado em Berlim chegou às mesmas conclusões.
Espera-se que, até 2015, 70% dos Europeus vivam em áreas urbanas. Como resultado, espera-se um aumento da procura por veículos ecológicos apropriados para cobrir distâncias curtas, reportam dados divulgados pela Toyota. A marca japonesa adianta que na Europa, 55% dos trajectos pendulares casa-emprego-casa não atingem sequer os 10 quilómetros e que 85% ficam abaixo dos 25 quilómetros. Em França, por exemplo, 70% dos trajectos quotidianos dos automobilistas são inferiores a 30 quilómetros. Os resultados são consistentes com os estudos da aliança Renault-Nissan, que indicam que 80% dos condutores europeus tem percursos diários normais inferiores a 60 quilómetros. E na Alemanha, segundo os dados da Opel, quatro em cinco condutores não chegam sequer aos 50 quilómetros diários. Uma autonomia de 160 quilómetros é mais do que suficiente? A acreditar em todos estes estudos, é até exagerada.
Mais de 1800 pessoas apresentaram-se como voluntários para participar nos testes de estrada que a BMW, dona da Mini, promoveu nos EUA, ao longo de um ano.
Espera-se que, até 2015, 70% dos Europeus vivam em áreas urbanas. Como resultado, espera-se um aumento da procura por veículos ecológicos apropriados para cobrir distâncias curtas, reportam dados divulgados pela Toyota. A marca japonesa adianta que na Europa, 55% dos trajectos pendulares casa-emprego-casa não atingem sequer os 10 quilómetros e que 85% ficam abaixo dos 25 quilómetros. Em França, por exemplo, 70% dos trajectos quotidianos dos automobilistas são inferiores a 30 quilómetros. Os resultados são consistentes com os estudos da aliança Renault-Nissan, que indicam que 80% dos condutores europeus tem percursos diários normais inferiores a 60 quilómetros. E na Alemanha, segundo os dados da Opel, quatro em cinco condutores não chegam sequer aos 50 quilómetros diários. Uma autonomia de 160 quilómetros é mais do que suficiente? A acreditar em todos estes estudos, é até exagerada.