Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Autoeuropa pode eliminar um turno nos próximos meses

A fábrica de Palmela conta actualmente com dois turnos, mas pode vir a eliminar um até Setembro. Os despedimentos estão afastados, garante a comissão de trabalhadores.

Pedro Elias
26 de Abril de 2016 às 17:59
  • ...

A Autoeuropa pode vir a eliminar um dos dois turnos actualmente em vigor na fábrica de Palmela. Esta hipótese tem vindo a ser discutida entre a administração e os trabalhadores.

"Estamos a discutir a hipótese de arrancar só com um turno depois das férias, lá para Setembro", disse ao Negócios António Chora, presidente da comissão de trabalhadores da empresa esta terça-feira, 26 de Abril.

A fábrica de Palmela conta actualmente com dois turnos: um de manhã e outro à tarde, onde operam mais de dois mil trabalhadores.

O sindicalista garante que os "despedimentos estão afastados" e que actualmente encontra-se a negociar "salários e a compensação dos subsídios de turno". Também a possibilidade de uma redução temporária do trabalho, conhecido por "lay-off", está afastada.

Na hipótese de um turno acabar, o sindicalista sublinha que os trabalhadores afectados transitam para o restante turno. "Se estiver a trabalhar só um turno, vai ser preciso reforçá-lo".


Outros trabalhadores poderão vir a começar a formação para o futuro modelo a ser produzido na Autoeuropa, cuja produção deve arrancar em 2017, depois de um investimento de 700 milhões. "Sabemos que vamos ter que enfrentar as grandes produções que se avizinham".

Sobre as razões apontadas para a possível eliminação de um turno, António Chora sublinha que é uma "questão de organização e de disponibilidade de tempo para investimentos". 

"Ao que tudo indica, até vamos produzir mais carros do que estava previsto no início do ano, vamos ultrapassar as previsões iniciais. Não se trata de uma questão de falta de produção", garante. 

As previsões no início do ano apontavam para uma redução da produção da Autoeuropa em 20% face a 2015, mas "provavelmente, a redução não será tão grande", defende.
Ver comentários
Saber mais Autoeuropa António Chora Palmela produção automóvel sector automóvel volkswagen carros trabalho emprego
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio