Notícia
Autoeuropa celebra 25 anos com travo agridoce. Fábrica reabre segunda-feira
A Autoeuropa celebra este domingo 25 anos desde o início de produção. A fábrica de Palmela suspendeu a produção a 16 de março devido à pandemia e reabre "a meio gás" esta segunda-feira.
Tudo estava planeado para ser uma data celebrada com pompa e circunstância. A Autoeuropa celebra este domingo 25 anos desde o início de produção e deveria ter superado este mês a marca dos três milhões de veículos produzidos. Mas a pandemia da covid-19 baralhou as contas…
A fábrica do grupo Volkswagen festeja as bodas de prata ainda de portas fechadas e a pouco mais de 26 mil veículos de atingir o número mágico dos três milhões de viaturas.
Após a implementação de um vasto conjunto de medidas de segurança e higiene, o maior empregador do concelho de Palmela volta a laborar, mas apenas com dois turnos em vez dos habituais três e com durações mais curtas e menor número de trabalhadores por turno.
A primeira semana de regresso à atividade deverá servir, principalmente, para os trabalhadores se acostumarem aos novos protocolos de segurança, não sendo expectável um volume de produção significativo, indicaram fontes da fábrica ao Negócios.
O plano da empresa é que a produção seja retomada de forma gradual e progressiva, voltando a produzir aos fins-de-semana numa fase posterior e só no início de junho deverá voltar a produzir ao ritmo anterior à paragem, que era de 890 veículos por dia.
No primeiro trimestre, a quebra no volume de produção da Autoeuropa cifrou-se em 20,7%, um número que deverá agravar-se para cerca de 37 a 39% em termos homólogos.
Certo é que após dois anos consecutivos a bater recordes de produção e exportação, a fábrica de Palmela irá registar uma quebra este ano. Em 2019, a Autoeuropa produziu 256.878 veículos.