Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Alemanha estará a caminho de impor quotas para carros eléctricos

O Ministério do Ambiente alemão sustenta que sem a imposição de quotas para carros eléctricos o país poderá não conseguir cumprir as metas definidas para a emissão de dióxido de carbono.

Bloomberg
21 de Agosto de 2017 às 15:58
  • ...

Um porta-voz do Ministério do Ambiente da Alemanha, citado pelo Euractiv (site especializado em questões europeias), avisa que se não forem estabelecidas quotas mínimas para a utilização de carros eléctricos o país poderá não cumprir as metas estabelecidas, no âmbito do Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas, para a emissão de dióxido de carbono.

 

Além do ministério, controlado pelo SPD, o partido júnior da coligação governamental germânica, também o secretário de Estado do Ambiente, Jochen Flasbarth, anunciou que no próximo Outono deverá ser criada uma comissão destinada a analisar o problema. No entanto, Flasbarth não confirmou quaisquer eventuais planos para o estabelecimento de quotas.

 

Esta é uma questão sensível, tanto mais que deverá merecer a reprovação de vários elementos do partido (CDU) da chanceler alemã, Angela Merkel, e da CSU, o partido-irmão dos conservadores na Baviera. Ainda mais numa altura em que se aproximam as eleições federais agendadas para o final de Setembro.

 

Ulrich Lange, porta-voz da CSU para as questões relacionadas com transportes, critica tal possibilidade e lembra que ainda há cerca de meio ano foram introduzidos apoios para a compra de veículos eléctricos. Já a secretaria de Estado do Ambiente acredita que será a própria Comissão Europeia a propor, em breve, a imposição de quotas para carros eléctricos.

 

Este deverá ser um tema relevante no que resta de campanha até às eleições. Ainda este mês o SPD defendia que a União Europeia deveria promover uma mudança mais acelerada com vista à reconversão do parque automóvel europeu.  

 

A discussão que se verifica agora na Alemanha segue-se às anunciadas decisões da França e do Reino Unido de estabelecerem um prazo (2040) para o fim dos veículos movidos a combustíveis fósseis. Também a Índia (2030) e a Noruega (2025) já anunciaram datas para o fim dos veículos a gasolina e gasóleo. Já a fabricante sueca Volvo anunciou que após 2019 apenas produzirá veículos híbridos ou eléctricos.

Ver comentários
Saber mais Acordo de Paris Alterações Climáticas Jochen Flasbarth Ambiente Carros Eléctricos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio