Notícia
Inleit acusada de comprar leite em Portugal para pagar menos aos produtores galegos
Organização profissional espanhola diz ser "absolutamente imoral" uso de leite português na fábrica da Inleit, na Corunha, que denuncia ser "estratégia" da indústria para forçar uma revisão em baixa dos preços a pagar aos produtores.
Uma organização agrária espanhola acusa a Inleit de estar a usar leite procedente de Portugal, na fábrica que detém no polígono industrial Curtis-Teixeiro, na Corunha, como uma estratégia para baixar o preço a pagar aos produtores na próxima renovação de contratos prevista para agosto, avança, esta sexta-feira, o portal Campo Galego.
Segundo o jornal digital especializado em agricultura, a Unións Agrarias assegura que, na vigilância periódica feita à entrada de leite estrangeiro na Galiza, detetaram que "desde há semanas entram, em média, por dia, três camiões cisterna oriundos de Portugal, com picos de cinco ao dia, o que supõe uma média de 80 mil litros diários".
À priori, a medida não se justifica pelo diferencial de preço - dado que atualmente o leite com origem em Portugal está cerca de dois cêntimos mais barato do que na Galiza -, "mas antes como uma estratégia para forçar uma baixa de preço aos produtores galegos", adverte a organização profissional descrita como "a organização de referência rural galega".
Assim, após a revisão unilateral em baixa aplicada na primavera, que implicou um corte do preço do leite aos produtores na ordem dos 10%, a Unións Agrarias adverte que "as indústrias pretendem repetir novamente esta baixa na próxima renovação de contratos prevista para agosto, para a qual a Inleit está a oferecer preços de até cinco cêntimos inferiores aos de outras firmas".
"É absolutamente imoral o uso de matéria-prima estrangeira por parte de uma indústria líder que se vangloria publicamente do seu compromisso para com o setor pecuário galego e que, além disso, tem beneficiado de avultadas quantias de dinheiro público, a última das quais correspondente a uma subvenção de 14 milhões de euros por parte da Junta da Galiza", aponta a Unións Agrarias, citada pelo Campo Galego.
A Inleit, criada em 2016, nasce de uma aliança comercial entre a Ken Foods e a Rich's pensada para a tornar numa referência mundial na produção e distribuição de produtos lácteos de valor acrescentado.
A fábrica da Inleit na Corunha tem a maior produção leiteira de Espanha e a oitava maior da Europa, colocando no mercado 2,76 mil milhões de litros de leite por ano, graças às 8.000 explorações leiteiras e aos 500 mil hectares de pastagem e plantações, de acordo com números disponibilizados pela própria empresa no seu "site".