Notícia
Companhia das Lezírias lucra 1,32 milhões em 2015
Empresa agro-pecuária detida pelo Estado registou o “melhor ano de resultados operacionais” em 2015, afirma a gestão.
A Companhia das Lezírias, empresa detida a 100% pelo Estado, registou resultados líquidos de 1,32 milhões de euros em 2015, uma progressão de 29,4% face a 2014, anunciou esta sexta-feira, 15 de Abril, a gestão liderada por António Pimentel Saraiva.
Em comunicado, a administração da Companhia das Lezírias sustenta 2015 como o "melhor ano de resultados operacionais" da empresa cujos principais activos são 18.000 hectares de terrenos agrícolas e florestais, nomeadamente montado de sobro, e a Coudelaria de Alter. O aumento anual do resultado operacional foi de 29,3%, adianta a nota às redacções, sem contudo quantificar.
De acordo com a mesma nota, o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 2,8 milhões de euros, mais 14,6% do que um ano antes. A administração afirma que os resultados líquidos foram beneficiados "também pela valorização de stocks de cortiça e de madeira de pinho na árvore".
As vendas, cuja previsão era de recuarem 8% face a 2014, adianta Pimentel Saraiva, citado no comunicado, registaram um comportamento melhor, mas ainda assim abaixo do que o ano anterior.
Nas vendas de produtos e serviços verificou-se assim "um aumento de 6,8% relativamente à previsão orçamental, impulsionado pela venda de azeite e vinhos, produtos florestais, bovinos de carne e milho".
As receitas dos "serviços de turismo e visitação" também ajudaram, ao aumentar 30% face a 2014, mas, devido à "menor mancha de cortiça extraída no exercício de 2015", as vendas acabaram por registar uma descida de 1,4% face ao ano de 2014, globalmente.