Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Companhia das Lezírias lucra 1,32 milhões em 2015

Empresa agro-pecuária detida pelo Estado registou o “melhor ano de resultados operacionais” em 2015, afirma a gestão.

Até aos três anos de idade, os cavalos Puro Sangue Lusitano vivem em plena liberdade nos terrenos húmidos da Lezíria sul. Depois são levados para a Coudelaria, onde são treinados para serem montados. Muitos terão como destino o estrangeiro.
Bruno simão
15 de Abril de 2016 às 19:14
  • 1
  • ...

A Companhia das Lezírias, empresa detida a 100% pelo Estado, registou resultados líquidos de 1,32 milhões de euros em 2015, uma progressão de 29,4% face a 2014, anunciou esta sexta-feira, 15 de Abril, a gestão liderada por António Pimentel Saraiva.

Em comunicado, a administração da Companhia das Lezírias sustenta 2015 como o "melhor ano de resultados operacionais" da empresa cujos principais activos são 18.000 hectares de terrenos agrícolas e florestais, nomeadamente montado de sobro, e a Coudelaria de Alter. O aumento anual do resultado operacional foi de 29,3%, adianta a nota às redacções, sem contudo quantificar.

De acordo com a mesma nota, o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 2,8 milhões de euros, mais 14,6% do que um ano antes. A administração afirma que os resultados líquidos foram beneficiados "também pela valorização de stocks de cortiça e de madeira de pinho na árvore".

As vendas, cuja previsão era de recuarem 8% face a 2014, adianta Pimentel Saraiva, citado no comunicado, registaram um comportamento melhor, mas ainda assim abaixo do que o ano anterior.

Nas vendas de produtos e serviços verificou-se assim "um aumento de 6,8% relativamente à previsão orçamental, impulsionado pela venda de azeite e vinhos, produtos florestais, bovinos de carne e milho".

As receitas dos "serviços de turismo e visitação" também ajudaram, ao aumentar 30% face a 2014, mas, devido à "menor mancha de cortiça extraída no exercício de 2015", as vendas acabaram por registar uma descida de 1,4% face ao ano de 2014, globalmente.


Sabia que o Estado tem uma empresa do sector agrícola que dá lucro há 28 anos?
A carregar o vídeo ...
Chama-se Companhia das Lezírias, fica no Ribatejo e é a maior herdade do país, com 18 mil hectares. Em 2013 entregou ao Estado dividendos no valor de 122 mil euros.

 

Ver comentários
Saber mais Companhia das lezírias Coudelaria de Alter Pimentel António Pimentel Saraiva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio