Notícia
Atum gigante pescado na Noruega pode valer 30 mil euros
Um peixe de 233 quilogramas foi capturado na região de Trondelag, na Noruega, numa altura em que o “stock” de atum tem vindo a aumentar na região. Pode valer quase 30 mil euros no mercado de Tóquio.
O atum rabilho, o maior do mundo dentro da espécie, foi capturado pela Leroy Seafood, na Noruega, depois de ter sido observado por câmaras de vigilância a nadar a mais de sete metros de profundidade. Agora pode valer cerca de 30 mil euros no frenético mercado do Japão, segundo a Bloomberg.
Depois do grave problema com a sobrepesca de atum nas décadas de 50 e 60 do século passado, a Noruega está novamente a aumentar a sua cota de pesca de atum. Em 2019, a cota subiu para 239 toneladas, face às 104 toneladas do ano anterior. No próximo ano, a cota de pesca desta espécie irá aumentar para 300 toneladas, o equivalente a quase 60 milhões de euros.
O Ministério das Pescas da Noruega fez uma declaração a elogiar a captura de quatro atuns rabilhos, mostrando-se satisfeito com a alta rentabilidade do peixe.
"O 'stock' de atum rabilho está a crescer e está cada vez mais presente nas águas norueguesas", disse o ministro das pescas Harald Tom Nesvik, num comunicado, divulgado pela agência de notícias. "Significa que os pescadores noruegueses podem novamente ganhar bom dinheiro com isso".
O atum rabilho pode pesar até 700 kg e medir 3 metros de comprimento. É capaz de atingir uma velocidade máxima de 70 quilómetros por hora. De acordo com o Ministério das Pescas do país, este é o peixe mais caro do mundo.