Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Subsídio parental favorece famílias com rendimentos mais altos

Estudo do GPEARI revela que, dependendo das modalidades escolhidas, os trabalhadores com salários próximos do salário mínimo veem o seu rendimento disponível cair quando estão de licença. Quem recebe salários maiores tem ganhos que podem chegar a 62,5%.

A comparação é feita com base nas regras do ano passado. Em Portugal, as licenças vão voltar a mudar.
Sara Matos
Negócios jng@negocios.pt 22 de Abril de 2024 às 09:09
O subsídio parental aumenta o rendimento disponível dos pais nos primeiros meses de vida da criança, mas quem tem salários mais altos sai mais beneficiado, avança esta segunda-feira o Público, com base num estudo do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério das Finanças.

O estudo sobre "os impactos do subsídio parental no rendimento disponível das famílias" revela que, na maior parte dos casos, o subsídio parental aumenta o rendimento mensal disponível das famílias face ao que teriam se estivessem a trabalhar. Isso acontece poque a prestação é calculada com base no salário bruto e está isenta de quotizações para a Segurança Social e de tributação em IRS

Em alguns casos, no entanto, os trabalhadores com salários próximos do salário mínimo veem o seu rendimento disponível cair quando estão de licença. É o caso dos trabalhadores com um salário líquido de 729,80 euros (820 brutos), ao optarem pela licença de 80% (ficam a receber menos 10% do seu salário líquido) e ao optarem pela licença de 83% (perda de 6,7%). Nos rendimentos mais altos, o ganho pode chegar a 35%.
Ver comentários
Saber mais subsídio parental famílias rendimentos estudo GPEARI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio