Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Aplicação para leitura do certificado digital já disponível para telemóveis

A nova aplicação permite verificar diretamente no telemóvel a autenticidade e validade do certificado digital e reconhece as suas rês vertentes: recuperação, vacinação ou teste negativo. A ideia é que possa ser utilizada em todo o tipo de eventos.

António Cotrim / Lusa
Negócios 06 de Julho de 2021 às 20:30
  • 1
  • ...

Já está disponível nas lojas de aplicações da Google, Apple e Huawei a aplicação móvel de leitura do Certificado Digital EU Covid-19, a Passe COVID, que pode ser descarregada por qualquer pessoa.

A aplicação desenvolvida pela Imprensa Nacional Casa da Moeda pode ser "descarregada e utilizada por todos", e destina-se sobretudo às transportadoras aéreas, organizadores de eventos culturais e de outra natureza para que possam confirmar com certeza a autenticidade e validade dos documentos dos seus clientes, refere o Ministério da Saúde em comunicado.

A aplicação é fácil de utilizar. Basta apontar a câmara do telemóvel ao código QR do certificado que será lido pela aplicação que abrange os três tipos de certificados disponíveis: vacinação, recuperação ou teste negativo.

No comunicado do Ministério da Saúde explica-se ainda que "para efeitos de verificação apenas são inspecionadas a validade e a autenticidade do certificado, verificando quem o emitiu e assinou, além da aplicação das regras emitidas pela DGS. Durante o processo, apenas serão visualizados o nome, data de nascimento e informação sobre a verificação de validade do mesmo". "Nenhum dado pessoal é armazenado pela aplicação", garante.

 

Aplicação do SNS deixa solicitar e armazenar certificado
Foi entretanto lançada também a aplicação SNS24 que permite solicitar e armazenar diretamente, na mesma aplicação, o Certificado Digital EU Covid-19 em formato eletrónico.

A aplicação não é, contudo, focada no certificado digital, permitindo também consultar outras funcionalidades e serviços digitais disponibilizados pelo Serviço Nacional de Saúde, tais como "aceder facilmente a uma teleconsulta, renovar a medicação habitual, consultar a informação no boletim de vacinas, entre outros".

Esta aplicação destina-se à substituição da app MySNS Carteira.

Ver comentários
Saber mais COVID saúde ciência e tecnologia tecnologias de informação serviço nacional de saúde Aplicações móveis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio