Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Santa Maria: “Prefiro ir a tribunal por incumprimento da lei do que por homicídio”

Sempre que o assunto for de vida ou morte, o Hospital de Santa Maria vai tomar a decisão. Mesmo que isso implique ir parar aos tribunais, admite o seu administrador numa entrevista ao jornal Público.

Bruno Simão
Negócios 28 de Outubro de 2016 às 09:15
  • ...
O administrador do Centro Hospitalar de Lisboa Norte – que integra o Santa Maria, em Lisboa – admite contrariar as indicações do Governo sobre gastos quando se verifiquem situações-limite, dando ordem para gastar.

"Na minha instituição, sempre que estiver em causa vida de um doente, nós decidimos. Prefiro ir a tribunal por incumprimento da lei dos compromissos ou de um despacho do que ir a tribunal por homicídio", afirmou Carlos Martins numa entrevista ao Público esta sexta-feira, 28 de Outubro.

Em causa está um despacho que obriga os hospitais a pedir autorizar para todo o tipo de despesas.

Com uma dívida de 275 milhões, Carlos Martins recorda que a abertura do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, foi "dramática: perdemos 33 a 34% dos nossos utentes e essa diminuição não foi acompanhada pela redução de recursos humanos".

O gestor mostra-se mais preocupado com a evolução das carreiras de enfermeiros do que dos médicos. "Temos perdido enfermeiros com 10, 15 anos de experiência em áreas críticas", lamentou.
Ver comentários
Saber mais Centro Hospitalar de Lisboa Norte Santa Maria Lisboa Governo Carlos Martins Hospital Beatriz Ângelo Loures política autoridades locais saúde
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio