Notícia
Portugal é o país com menos mortes por cancro do pulmão na União Europeia
Os dados são de 2014 e revelam que 272 mil pessoas morreram na União Europeia devido ao cancro do pulmão. Portugal é o país com menor percentagem de mortes com esta doença e a Hungria o maior.
O Eurostat publicou uma análise às mortes por cancro do pulmão em 2014, na véspera do Dia Mundial sem tabaco. "Das 4,9 milhões de mortes registadas na União Europeia em 2014, um quarto (1,3 milhões) foram devido a cancro. 272 mil dessas mortes foram provocadas pelo cancro do pulmão, incluindo cancro da traqueia e dos brônquios", revelam os dados do instituto de estatísticas da União Europeia.
"Por outras palavras, o cancro do pulmão foi o principal tipo de cancro fatal na UE, representando 21% de todas as mortes relacionadas com cancro", salienta a mesma fonte. O país com a percentagem mais baixa é Portugal (15%), seguido pela Letónia, Eslováquia e Suécia (16%). Do outro lado está a Hungria (27%), Bélgica, Dinamarca, Grécia, Países Baixos e Polónia (todos com 24%).
O Eurostat adianta que os homens são mais afectados pelo cancro do pulmão, com 185 mil mortes associadas a esta doença, o que compara com as 87 mil mulheres que morreram com esta doença na União Europeia.
"O consumo de tabaco é um dos maiores riscos evitáveis para a saúde na União Europeia. Muitas formas de cancro e de doenças cardiovasculares e respiratórias estão relacionadas com o consumo do tabaco", realça o Eurostat numa nota publicada esta terça-feira, 30 de Maio, um dia antes do Dia Mundial sem tabaco.