Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OMS alerta para impacto catastrófico da pandemia no tratamento do cancro

"O impacto da pandemia sobre o cancro na região é catastrófico", disse o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa, Hans Kluge, no Dia Mundial do Cancro.

No Natal, as medidas de confinamento aplicadas em Portugal foram menos rígidas do que no Ano Novo.
Estela Silva/Lusa
04 de Fevereiro de 2021 às 11:33
  • ...
A OMS Europa alertou hoje para o impacto da pandemia de covid-19 no tratamento do cancro, que considerou catastrófico, apontando interrupções nos serviços em um terço dos países da região.

"O impacto da pandemia sobre o cancro na região é catastrófico", disse o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa, Hans Kluge, no Dia Mundial do Cancro.

Entre os 53 países da região para a OMS (incluindo vários países da Ásia Central), um em cada três países interrompeu parcial ou totalmente os seus serviços oncológicos por causa da mobilização contra a pandemia e das restrições de viagens.

"Alguns países tiveram escassez de medicamentos anticancerígeno e muitos registaram uma queda significativa em novos diagnósticos de cancro, mesmo em países mais ricos", observou Kluge, em comunicado, apontando o agravamento das desigualdades devido à crise económica.

Na Holanda e na Bélgica, durante o primeiro confinamento na primavera de 2020, o número de cancros diagnosticados caiu 30 a 40% e no Quirguistão caiu 90% em abril de 2020, disse o responsável.

A OMS prevê que os atrasos no diagnóstico e tratamento no Reino Unido levem a um aumento de 15% nas mortes por cancro colorretal e 9% por cancro de mama nos próximos cinco anos.

Na região europeia, o cancro, a diabetes e as doenças respiratórias crónicas são responsáveis por mais de 80% das mortes a cada ano.

A OMS pretende mobilizar novamente as autoridades com uma iniciativa focada em particular na prevenção, deteção precoce e acesso para todos ao diagnóstico e tratamento.



SO // SB

Lusa/fim
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio