Notícia
O mundo dos medicamentos em Portugal em seis gráficos
Quanto custa ao SNS os medicamentos? E quanto custa aos utentes? Qual o preço médio de venda? Seis gráficos para verificar os números ligados aos medicamentos.
Despesa com medicamentos sobe em 2017
A despesa em ambulatório do Serviço Nacional de Saúde foi em 2017 de 1.213,5 milhões de euros, uma subida de 2%. Acresce os mil milhões de gastos dos hospitais. A despesa total para o utente subiu 0,3%.
Custo por embalagem em queda até 2017
O preço médio por embalagem nos medicamentos usados em ambulatório tem caído ao longo dos anos, um ciclo de queda interrompido em 2017, em que o valor médio subiu.
Antidiabéticos são os medicamentos que mais pesam
Se no ambulatório (repartição aqui apresentada em gráfico) são os antidiabéticos que mais pesam, nos hospitais são os imunomoduladores que mais encargos representam.
Genéricos já pesam metade do mercado
Os genéricos já pesam, no total do mercado, cerca de metade do volume dispensado em ambulatório. Mas em determinadas moléculas a quota já chega aos 80%, diz a Novartis.
Autorizações concedidas voltam a aumentar
Em 2016, o número de autorizações voltou a passar as 500. Não há ainda dados para 2017, ano em que o Infarmed diz ter aprovado o financiamento de 60 medicamentos inovadores.
Há menos medicamentos comparticipados
Entre apresentações, medicamentos e medicamentos de marcas há um total de mais de 20 mil medicamentos comparticipados, segundo o Infarmed.
03 de Abril de 2018 às 14:00