Notícia
Número de casos confirmados de sarampo sobe para 62
O número de casos de sarampo confirmados em Portugal subiu hoje para 62, mais nove do que no último balanço, realizado na segunda-feira, segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS).
O número de casos suspeitos é hoje de 168 contra 145 casos na segunda-feira, de acordo com um comunicado da DGS divulgado hoje à noite.
Até às 19:00 de hoje tinham sido registados 168 casos suspeitos, a maioria com ligação ao Hospital de Santo António, no Porto, estando internados seis doentes, "com situação clínica estável e a aguardar investigação laboratorial", diz-se no comunicado. A DGS precisa que, dos 168 casos reportados, 62 foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e 70 negativos, havendo mais 36 casos que aguardam resultado laboratorial.
Diz também a DGS que dos 62 casos confirmados, todos adultos, um pertence à região Centro, com ligação ao surto que decorre na região Norte.
A DGS e a rede de autoridades de Saúde, em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, está a acompanhar a situação e a partir de quarta-feira actualizará a informação sobre o sarampo, sobre a forma de Boletim Epidemiológico, diariamente ao fim da manhã.
A DGS recomenda que as pessoas verifiquem os boletins de vacinas e que, caso seja necessário, se vacinem contra o sarampo, recordando tratar-se de "uma das doenças infecciosas mais contagiosas podendo provocar doença grave, principalmente em pessoas não vacinadas".
Menos de dois anos depois de Portugal ser reconhecido oficialmente como estando livre de sarampo, o país depara-se com o terceiro surto da doença no espaço de um ano.
Em 2016, Portugal recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) um diploma que oficializava o país como estando livre de sarampo, até porque os poucos casos registados nos últimos anos tinham sido contraídos noutros países.
Entre 2006 e 2014, Portugal tinha registado apenas 19 casos de sarampo, quase todos importados. Este ano e no ano passado já ultrapassou os casos registados em quase uma década.
Portugal teve dois surtos simultâneos em 2017, que infectaram quase 30 pessoas e levaram à morte de uma jovem de 17 anos.
Segundo os dados de 2017, mais de 87% das pessoas que contraíram sarampo não estavam vacinadas.