Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Número de casos confirmados de sarampo sobe para 62

O número de casos de sarampo confirmados em Portugal subiu hoje para 62, mais nove do que no último balanço, realizado na segunda-feira, segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Sara Matos
20 de Março de 2018 às 21:02
  • ...

O número de casos suspeitos é hoje de 168 contra 145 casos na segunda-feira, de acordo com um comunicado da DGS divulgado hoje à noite.

 

Até às 19:00 de hoje tinham sido registados 168 casos suspeitos, a maioria com ligação ao Hospital de Santo António, no Porto, estando internados seis doentes, "com situação clínica estável e a aguardar investigação laboratorial", diz-se no comunicado. A DGS precisa que, dos 168 casos reportados, 62 foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e 70 negativos, havendo mais 36 casos que aguardam resultado laboratorial. 

Diz também a DGS que dos 62 casos confirmados, todos adultos, um pertence à região Centro, com ligação ao surto que decorre na região Norte.

 

A DGS e a rede de autoridades de Saúde, em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, está a acompanhar a situação e a partir de quarta-feira actualizará a informação sobre o sarampo, sobre a forma de Boletim Epidemiológico, diariamente ao fim da manhã.

 

A DGS recomenda que as pessoas verifiquem os boletins de vacinas e que, caso seja necessário, se vacinem contra o sarampo, recordando tratar-se de "uma das doenças infecciosas mais contagiosas podendo provocar doença grave, principalmente em pessoas não vacinadas".

 

Menos de dois anos depois de Portugal ser reconhecido oficialmente como estando livre de sarampo, o país depara-se com o terceiro surto da doença no espaço de um ano.

 

Em 2016, Portugal recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) um diploma que oficializava o país como estando livre de sarampo, até porque os poucos casos registados nos últimos anos tinham sido contraídos noutros países.

 

Entre 2006 e 2014, Portugal tinha registado apenas 19 casos de sarampo, quase todos importados. Este ano e no ano passado já ultrapassou os casos registados em quase uma década.

 

Portugal teve dois surtos simultâneos em 2017, que infectaram quase 30 pessoas e levaram à morte de uma jovem de 17 anos.

 

Segundo os dados de 2017, mais de 87% das pessoas que contraíram sarampo não estavam vacinadas.

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge DGS Hospital de Santo António Porto Saúde Centro Norte Boletim Epidemiológico Organização Mundial da Saúde saúde sarampo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio