Notícia
Nova Lei de Bases da Saúde vai prever financiamento plurianual e menor esforço das famílias
A nova Lei de Bases da Saúde vai prever financiamento plurianual para investimento em recursos humanos, equipamentos e infraestruturas e vai indicar que deve ser diminuído o esforço financeiro dos cidadãos.
As revelações foram feitas por Maria de Belém Roseira, que está a coordenar a redacção da nova Lei de Bases da Saúde, num discurso na Convenção Nacional da Saúde, que hoje termina em Lisboa.
"Vamos prever financiamento plurianual no que se refere a investimentos em recursos humanos, infraestruturas e equipamentos (...) ", afirmou Maria de Belém, indicando que também será referido que Portugal deve aproximar-se dos países da OCDE e da União Europeia em termos de orçamento dedicado à Saúde.
Segundo a responsável, será ainda sugerido que "deve ser diminuído o esforço financeiro" que cada cidadão faz "para gozar de boa saúde".
A proposta da nova Lei de Bases da Saúde deve ser apresentada no parlamento em Setembro, tal como indicou na quinta-feira o ministro da Saúde, de forma a que possa ser aprovada em 2019, ano do 40.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde.