Notícia
José de Mello Saúde investe 100 milhões em novo hospital
Fica localizado em Alcântara, numa área conhecida como "triângulo dourado". O terreno foi adquirido em hasta pública em Janeiro deste ano. O novo hospital chama-se CUF Tejo.
São 75 mil metros quadrados distribuídos por 10 pisos. A José de Mello Saúde apresentou esta quinta-feira, 19 de Novembro, o seu novo projecto em Lisboa.
O novo hospital da CUF em Alcântara representa um investimento de 100 milhões de euros, chama-se CUF Tejo e inaugurará no segundo semestre de 2018.
A unidade – que substituirá a actual CUF Infante Santo - estará focada nas chamadas "doenças do futuro", apostando em áreas como oncologia, neurociências, cardiovascular ou oftalmologia. A intenção é continuar a promover uma abordagem multidisciplinar entre as diversas especialidades.
A CUF Tejo será composta por 100 gabinetes de consulta, 60 gabinetes de exames e tratamentos, 11 salas de bloco, assim como 200 camas de internamento geral e 14 de cuidados intensivos.
O hospital ficará situada entre a Avenida 24 de Julho, a Avenida da Índia e a Rua de Cascais, num terreno com uma área de 21 mil metros quadrados. A LBO, empresa ligada à José de Mello Saúde, foi a única candidata à hasta pública daquele activo, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa.
A licitação foi feita por um euro acima do valor base de licitação, tendo a referida sociedade pago, em Janeiro deste ano, 20,35 milhões de euros pelo terreno conhecido como "triângulo dourado".
O projecto do novo hospital da CUF em Alcântara tem assinatura do gabinete de arquitectura de Frederico Valsassina. O edifício em betão branco e envidraçado terá três vezes a área da CUF Infante Santo e contará com áreas envolventes de jardins. As obras arrancam no terceiro trimestre de 2015, embora não esteja ainda escolhida a construtora.
Salvador de Mello acredita que esta nova unidade "terá condições para se afirmar a nível europeu", embora não aponte o turismo de saúde como uma prioridade. Será feito um reforço no número de pessoas contratadas mas o presidente da José de Mello Saúde diz que este "não é o momento certo de dizer quantas mais". Tudo ficará dependente do crescimento do grupo. Nos últimos três anos, exemplificou, foram criados mil postos de trabalho.
A CUF Tejo será um "edifício centrado para o doente e para os seus profissionais", daí que a aposta na digitalização dos serviços e na afirmação da unidade como um hospital escola sejam duas das prioridades. ""Queremos estar abertos ao mundo. As doenças são mais complexas. Precisamos de trabalhar em rede", defendeu o gestor durante a apresentação do projecto à imprensa.
Em Julho deste ano, a José de Mello Saúde anunciou ao mercado lucros de 12,6 milhões de euros no primeiro semestre de 2015, um aumento de 14,4% em termos homólogos.
(Notícia actualizada às 14:03 com mais informação)