Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Infarmed pede que não se usem máscaras do fabricante Shantou

O alerta foi divulgado na página oficial do Infarmed, no qual se diz que caso sejam detetadas essas máscaras se deve informar a instituição.

04 de Dezembro de 2020 às 20:21
  • ...
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) recomendou hoje que não sejam compradas nem usadas máscaras do fabricante Shantou, por não cumprirem os requisitos exigidos na União Europeia.

O alerta foi divulgado na página oficial do Infarmed, no qual se diz que caso sejam detetadas essas máscaras se deve informar a instituição.

O Infarmed explica que as autoridades alemãs proibiram a comercialização e mandaram recolher as máscaras de uso clínico do fabricante "Shantou T&K Medical equipment factory Co., Ltd", que não cumprem com os requisitos estabelecidos no Regulamento 2017/745 da União Europeia relativo aos dispositivos médicos.

Em Portugal não há registos da comercialização dessas máscaras, mas o Infarmed justifica o alerta atendendo "a que existe livre circulação de produtos no Espaço Económico Europeu".

Devido à pandemia de covid-19 é desde finais de outubro obrigatório o uso de máscara em espaços interiores fechados com várias pessoas, em estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços, em edifícios públicos, em escolas e creches, em transportes públicos e em locais ao ar livre desde que não seja possível assegurar o distanciamento físico adequado.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.507.480 mortos resultantes de mais de 65,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.803 pessoas dos 312.553 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Ver comentários
Saber mais Portugal União Europeia Infarmed Shantou Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde saúde
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio