Notícia
Espanhola Palex continua "febre de compras" em Portugal
O grupo catalão avança para a compra de mais duas empresas com atividade em Portugal, depois de já este ano ter adquirido a Arium e em 2023 ter comprado a Isoder.
O Grupo Palex, com sede em Barcelona, notificou a 10 de abril a Autoridade da Concorrência (AdC) do acordo celebrado com o espanhol Grupo Werfen para a compra da Medicinália e da Izasa Scientific, empresas de distribuição de equipamentos e dispositivos médicos que atuam no mercado de Espanha e de Portugal, de acordo com um aviso publicado esta terça-feira no site do regulador.
O acordo, segundo o Grupo Werfen, foi celebrado a 20 de março e a operação prevê que o Grupo Palex pague mais de 100 milhões de euros. A operação, indicava o comunicado do vendedor, está pendente das autorizações dos reguladores e deverá ficar concluída no terceiro trimestre.
O Grupo Palex foi fundado em Barcelona há 69 anos por Hans Knuth, um emigrante alemão. Atualmente, a Lusopalex, filial portuguesa do grupo, fatura mais de 15 milhões de euros anuais e emprega mais de 55 pessoas, possuindo instalações em Lisboa, Porto e Montijo.
No início deste mês, a AdC deu autorização para que o Grupo Palex comprasse a portuguesa Arium, empresa fundada em 2009 e que se dedica à distribuição por grosso de "dispositivos médicos e dispositivos médicos para diagnóstico in vitro".
No ano passado, a Lusopalex comprou a portuguesa Isoder, também dedicada à distribuição de medicamentos de uso humano na área da medicina nuclear e de dispositivos médicos para diagnóstico in vitro.