Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Macron dissolve parlamento e convoca eleições

Resultado da União Nacional levou o presidente francês a assumir a necessidade de eleições antecipadas. "Não posso no final deste dia, fingir que nada aconteceu", afirmou o líder gaulês.

Sarah Meyssonnier/Reuters
09 de Junho de 2024 às 20:27
  • 16
  • ...

O presidente francês Emmanuel Macron anuncia a dissolução da Assembleia Nacional e convocou eleições legislativas para 30 de junho e 7 de julho. O resultado do seu partido, reconheceu, "não é um bom resultado para os partidos que defendem a Europa".

"Os partidos de extrema-direita, que nos últimos anos se opuseram a tantos avanços possibilitados pela nossa Europa, (...) estão a progredir em todo o continente", lamentou o Chefe de Estado após a publicação das primeiras projeções das eleições europeias.

 

Macron foi taxativo: "Não posso, portanto, no final deste dia, fingir que nada aconteceu. Esta situação é agravada pela febre que tomou conta do debate público e parlamentar no nosso país nos últimos anos".

"É por isso que, após ter efetuado as consultas previstas no artigo 12.º da nossa Constituição, decidi devolver-vos a escolha do nosso futuro parlamentar através do voto", acrescentou.

 

"Dentro de alguns instantes, assinarei o decreto de convocação das eleições legislativas, que se realizarão a 30 de junho, para a primeira volta, e a 7 de julho, para a segunda volta", acrescentou Macron.

"A ascensão dos nacionalistas, dos demagogos, é um perigo para a nossa nação, mas também para a nossa Europa, para o lugar da França na Europa e no mundo", continuou o Chefe de Estado francês, dizendo ter "confiança na nossa democracia; que a palavra seja dada ao povo soberano".

A União Nacional (RN, na sigla em francês) de Marine Le Pen, terá vencido as eleições europeias em França, com 31,5% dos votos, mais do dobro da coligação do presidente Emmaneul Macron, que aparece empatada com a lista de centro-esquerda, com 15%, segundo uma estimativa da IPSOS, divulgada ao início da noite deste domingo.

 

A RN terá obtido mais votos do que o segundo e o terceiro classificados juntos. Os Verdes franceses e o partido nacionalista Reconquista apresentam ambos cerca de 5% - que é o limiar mínimo em França para eleger deputados ao Parlamento Europeu.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio