Notícia
Partido da oposição da Índia ganhou maioria no Parlamento
O Bharatiya Janata Party (BJP), partido da oposição da Índia, ganhou maioria no parlamento depois dos resultados oficiais mostrarem hoje (já sábado, naquele país) que ultrapassou a marca dos cruciais 272 lugares no parlamento de 543 membros.
Dados da Comissão Eleitoral revelam que o BJP, liderado pelo nacionalista hindu Narendra Modi (na foto), tinha ganho 275 círculos eleitorais e que liderava outros sete enquanto a contagem decorria.
O último partido a ganhar maioria no Parlamento foi a esquerda, no Congresso de 1984, que hoje sofreu a pior derrota de sempre, com uma projecção de 44 assentos.
Modi, quatro vezes ministro-chefe do Estado ocidental de Gujarat, também ganhou nos dois círculos eleitorais a que concorreu. Espera-se que desista de um deles, avança a Agência France Presse (AFP).
De acordo com os resultados publicados hoje (sábado, na Índia), o político de 63 anos garantiu lugar na cidade santa hindu de Varanasi, derrotando seu rival, o activista anti-corrupção Arvind Kejriwal, por 372 mil votos.
Modi também superou rivais à direita no círculo eleitoral de Vadodara, em Gujarat, onde ganhou por mais de 570 mil votos.
Os resultados, que lhe conferem um mandato forte, vão permitir ao partido formar um governo por conta própria, sem buscar o apoio dos parceiros de coligação, uma raridade no cenário político turbulento da Índia.