Notícia
Monti: "Berlusconi quer comprar os votos dos italianos com dinheiro dos italianos"
Silvio Berlusconi promete devolver aos italianos quatro mil milhões de euros em impostos. Esta medida foi criticada por Mario Monti, que o acusa de tentar comprar votos.
Mario Monti afirmou numa entrevista a uma rádio italiana que o seu oponente, Silvio Berlusconi, está a tentar corromper os italianos, pretendendo comprar os seus votos, através de uma política de devolução dos impostos.
“Podemos chamar-lhe de compensação ou de uma tentativa amigável de corrupção”, disse Mario Monti num entrevista à rádio RTL. “Berlusconi quer comprar os votos dos italianos com o dinheiro que os próprios italianos pagaram para cobrir o défice nas contas públicas de Berlusconi, que governou em oito dos últimos 10 anos”.
A rivalidade entre Monti e Berlusconi tem aumentado à medida que se aproximam as eleições parlamentares de 24 e 25 de Fevereiro. Monti substituiu Berlusconi como primeiro-ministro em Novembro de 2011 e impôs diversas medidas de austeridade para proteger o país da crise da dívida europeia. Por outro lado, Berlusconi está a planear o seu regresso numa tentativa de acabar com o rigor orçamental de Monti, segundo noticia a Bloomberg.
“Aquele homem, Monti, aumentou o desemprego em meio milhão em 13 meses de governo”, afirmou Berlusconi numa entrevista à televisão La7. “Isto é a realidade. Não os disparates que as pessoas têm repetido”.
A devolução dos imposto será feita em dinheiro ou através de um depósito, caso Berlusconi regresse ao poder, anunciou ontem o antigo primeiro-ministro numa conferência de imprensa em Milão.
Apesar de enfrentar a justiça por, alegadamente, ter pago para ter relações sexuais com uma menor, e de estar a recorrer face a uma pena de 4 anos por evasão fiscal, Berlusconi continua a ganhar pontos na opinião pública.