Notícia
Itália mais próxima de ter novo Governo
Giorgio Napolitano esteve reunido na terça-feira com o sucessor de Pier Luigi Bersani. A imprensa dá como certo que Enrico Letta será o novo primeiro-ministro italiano. Napolitano e Letta voltam a reunir-se esta manhã.
Napolitano esteve reunido na última terça-feira com Enrico Letta, substituto de Pier Luigi Bersani à frente do Partido Democrático. “Vamos aderir às escolhas feitas pelo Presidente”, afirmou Enrico Letta na terça-feira à noite depois de ter estado reunido com Napolitano.
Letta poderá ser incumbido de constituir um Governo, numa altura em que se prevê que o partido de Berlusconi e o movimento cívico liderado por Mario Monti apoiem um Executivo liderado por Letta.
Itália estará assim mais próxima de conseguir eleger um Governo, dois meses depois de ter ido a eleições. Os italianos foram às urnas no final de Fevereiro, com os resultados a não darem qualquer maioria governativa. E as negociações entre partidos também falharam este objectivo. Napolitano tentou que se chegasse a um consenso político, mas sem sucesso.
Bersani, líder do Partido Democrático, foi o que conseguiu melhores resultados nas eleições, mas não o suficiente para governar. Até porque não conseguiu criar coligações suficientemente fortes para Governar.
A reunião entre Napolitano e Enrico Letta está agendada para as 11h30, hora de Lisboa.