Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Democratas escolhem Hillary Clinton como candidata às eleições

Hillary Clinton foi esta noite formalmente nomeada, pelos delegados democratas reunidos na convenção do partido, como a candidata às eleições presidenciais de 8 de Novembro.

Reuters
27 de Julho de 2016 às 00:01
  • 1
  • ...

No segundo dia da convenção nacional do Partido Democrata dos EUA, que decorre até quinta-feira em Filadélfia, os delegados nomearam formalmente Hillary Clinton para a corrida à presidência na qualidade de candidata do partido. 

Hillary torna-se assim a primeira mulher a ser nomeada por parte de um grande partido norte-americano, recorda o The New York Times.

A sua nomeação foi apresentada pela senadora Barbara Mikulski (Estado de Maryland), que é a mulher com mais tempo de permanência no Congresso dos EUA.





Nesta convenção democrata, apesar dos desejos de harmonia, têm continuado a surgir sinais de discórdia por parte dos apoiantes do senador Bernie Sanders, sublinha o The New York Times.

Num gesto destinado a unir o partido, Bernie Sanders apelou para que Hillary – que foi sua rival na corrida a esta candidatura e que se diz ter ganho ao senador do Estado de Vermont de forma questionável – fosse eleita por aclamação [que personifica uma maioria].

Conta o The Washington Post que quando estavam a ser contabilizados os votos por Estados, Hillary assegurou os 2.383 delegados necessários à sua nomeação quando se estavam a divulgar os resultados do Estado de Dakota do Sul. Nessa altura, numa tentativa de mostrar a unidade do partido, Bernie Sanders surgiu e apresentou uma moção para suspender as regras e declarar Hillary a nomeada por aclamação. O hall irrompeu num forte aplauso, salienta o jornal norte-americano. 

 

Hillary vai concorrer a estas eleições contra Donald Trump, o candidado pelos republicanos formalmente nomeado na semana passada.


Os laços de parentesco

Se vencer as eleições, será a primeira mulher a assumir a presidência dos Estados Unidos.

Já houve também casos de pai e filho a tomarem as rédeas dos EUA - George H. W. Bush (41º presidente) e George W. Bush (43º presidente) são os exemplos mais recentes, mas antes deles houve John Quincy Adams [6º presidente], que era filho de John Adams (2º presidente) -, mas nunca sucedeu uma Primeira Dama ocupar o cargo já detido pelo marido (neste caso, Bill Clinton, se Hillary vencer em Novembro).

 

Houve ainda outros laços de parentesco na presidência do país: Benjamin Harrison (23º presidente) era neto de William Henry Harrison (9º presidente). Já Zachary Taylor (12º presidente) era primo em segundo grau de James Madison (4º presidente) e Franklin Delano Roosevelt (32º presidente) era primo em quinto grau de Theodore Roosevelt (26º presidente). Franklin, aliás, tinha laços de parentesco com mais 10 presidentes, segundo o Fact Monster.

(notícia actualizada às 00:51)

Ver comentários
Saber mais Partido Democrata dos EUA Filadélfia Hillary Clinton política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio