Notícia
Democratas escolhem Hillary Clinton como candidata às eleições
Hillary Clinton foi esta noite formalmente nomeada, pelos delegados democratas reunidos na convenção do partido, como a candidata às eleições presidenciais de 8 de Novembro.
No segundo dia da convenção nacional do Partido Democrata dos EUA, que decorre até quinta-feira em Filadélfia, os delegados nomearam formalmente Hillary Clinton para a corrida à presidência na qualidade de candidata do partido.
Hillary torna-se assim a primeira mulher a ser nomeada por parte de um grande partido norte-americano, recorda o The New York Times.
Nesta convenção democrata, apesar dos desejos de harmonia, têm continuado a surgir sinais de discórdia por parte dos apoiantes do senador Bernie Sanders, sublinha o The New York Times.
Num gesto destinado a unir o partido, Bernie Sanders apelou para que Hillary – que foi sua rival na corrida a esta candidatura e que se diz ter ganho ao senador do Estado de Vermont de forma questionável – fosse eleita por aclamação [que personifica uma maioria].
Conta o The Washington Post que quando estavam a ser contabilizados os votos por Estados, Hillary assegurou os 2.383 delegados necessários à sua nomeação quando se estavam a divulgar os resultados do Estado de Dakota do Sul. Nessa altura, numa tentativa de mostrar a unidade do partido, Bernie Sanders surgiu e apresentou uma moção para suspender as regras e declarar Hillary a nomeada por aclamação. O hall irrompeu num forte aplauso, salienta o jornal norte-americano.
Hillary vai concorrer a estas eleições contra Donald Trump, o candidado pelos republicanos formalmente nomeado na semana passada.
Os laços de parentesco
Se vencer as eleições, será a primeira mulher a assumir a presidência dos Estados Unidos.
Já houve também casos de pai e filho a tomarem as rédeas dos EUA - George H. W. Bush (41º presidente) e George W. Bush (43º presidente) são os exemplos mais recentes, mas antes deles houve John Quincy Adams [6º presidente], que era filho de John Adams (2º presidente) -, mas nunca sucedeu uma Primeira Dama ocupar o cargo já detido pelo marido (neste caso, Bill Clinton, se Hillary vencer em Novembro).
Houve ainda outros laços de parentesco na presidência do país: Benjamin Harrison (23º presidente) era neto de William Henry Harrison (9º presidente). Já Zachary Taylor (12º presidente) era primo em segundo grau de James Madison (4º presidente) e Franklin Delano Roosevelt (32º presidente) era primo em quinto grau de Theodore Roosevelt (26º presidente). Franklin, aliás, tinha laços de parentesco com mais 10 presidentes, segundo o Fact Monster.
(notícia actualizada às 00:51)