Notícia
Cristas sem pressa sobre eventual apoio do PSD mas avisa que não cede no apoio a Moreira
A líder do CDS-PP, que é candidata à Câmara de Lisboa, disse hoje que "o tempo dirá" como "as coisas correm" sobre um eventual apoio do PSD. Cristas deixou, porém , um aviso: não vai retirar o apoio a Rui Moreira no Porto.
"Temos bons contactos, bons diálogos sempre com o PSD em relação a muitas partes do país. Quanto a questões específicas de Lisboa, o tempo dirá como é que as coisas correm. Da nossa parte, estamos com tranquilidade a fazer o nosso trabalho", afirmou Assunção Cristas, citada pela Lusa.
A líder centrista falava aos jornalistas após uma visita ao centro paroquial de São Vicente de Paulo, no bairro da Serafina, em Lisboa, depois de, no sábado, os jornais Público, Expresso e Sol noticiarem que o PSD estaria disposto a negociar um apoio à candidatura de Assunção Cristas à Câmara de Lisboa.
"O CDS tem o seu caminho definido há muito tempo, disse desde a primeira hora que não dependia de ter ou não ter o apoio do PSD, também disse desde a primeira hora que se o PSD entender que aqui há um projecto mobilizador, ganhador para a cidade, e quiser trabalhar em conjunto, certamente que nós estamos disponíveis", afirmou.
A líder do CDS afastou a possibilidade de o partido retirar o apoio a Rui Moreira na autarquia do Porto. "Não vemos nenhuma razão para nos afastamos desse caminho [de apoio a Moreira] que já foi decidido logo em Março. E portanto esse não é um assunto em cima da mesa", disse, citada pela TSF.
O comentador de política da SIC Luís Marques Mendes disse, na noite de domingo, que o PSD estaria a admitir a possibilidade de apoiar a candidatura de Cristas a Lisboa, em contrapartida de o CDS "desistir do apoio a Rui Moreira no Porto". O objectivo seria o de conseguir o apoio dos centristas para o candidato do PSD à segunda maior autarquia do país.
No entanto, o também conselheiro de Estado defendeu que seria difícil que o CDS cedesse no apoio ao Moreira.
O ex-presidente dp PSD considerou que o eventual apoio de Passos a Cristas será uma má decisão para os dois líderes. Para Passos significará uma "rendição". Para Cristas, o apoio do PSD dificultará a avaliação da sua força enquanto líder do partido.
(Notícia actualizada com mais declarações da líder do CDS)