Notícia
Trump pondera mudar embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, disse que Donald Trump está a "considerar seriamente" mudar a embaixada norte-americana em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.
Donald Trump está "pessoalmente empenhado" em ser o primeiro presidente norte-americano capaz de acabar com o conflito israelo-palestiniano, afirmou na terça-feira, 2 de Maio, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence.
Não é a primeira vez que o presidente norte-americano advoga a ideia de mudar a embaixada norte-americana em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, apesar das advertências de que isso violará as leis internacionais e destruirá o processo de paz, como recorda o The Independent.
A declaração de Pence foi feita na véspera de uma visita à Casa Branca do presidente palestiniano, Mahmoud Abbas.
A eventual relocalização da embaixada é um acto cheio de significado político que, a acontecer, será vista pelos críticos de Trump como uma provocação, já que a cidade é reivindicada como capital tanto pelos israelitas como pelos palestinianos.
Em inícios de Janeiro, responsáveis norte-americanos e fontes do Ministério israelita dos Negócios Estrangeiros afirmaram que o novo embaixador dos EUA em Israel poderia ficar em Jerusalém, mas que o edifício oficial da embaixada deveria manter-se em Tel Aviv.
Israel, recorde-se, anexou Jerusalém-Leste em 1967, na Guerra dos Seis Dias – algo que não foi reconhecido pela comunidade internacional.